Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

18/06/2014

Chico Bento: Pavor Espaciar










Terceira das quatro Graphic MSP já publicadas, esta até podia ser uma história integrada na cronologia tradicional da personagem, com o seu traço original. O que seria uma pena.
Descubra porquê já a seguir.


Isso não retira – acentua até – originalidade à abordagem levada a cabo por Gustavo Duarte que, imbuindo-se do ambiente base do universo de Chico Bento, reforça o seu lado caipira pelo contraste com a temática de abdução que utiliza como base para a sua história.
A par disso, conforme vai mostrando como Chico Bento, Zé Lelé, a galinha Giselda e o porco Torresmo reagem aos extraterrestres na nave espacial, condimenta a narrativa com um apurado sentido de humor – que se não dá para rir às gargalhadas, também não permite que o sorriso fuja dos lábios – e pontua-a com uma série de referências à cultura pop, que vão desde outras criações do próprio Maurício até elementos de ficção-científica que todos os que viveram os anos 80 e 90 facilmente descobrirão.
Mas, onde Gustavo Duarte brilha mais – e, consequentemente, Pavor Espaciar – é na forma como ele orquestra a narrativa, quase sem texto, essencialmente gráfica – mesmo que isto soe estranho quando aplicado a uma história aos quadradinhos.
Com um traço fantástico, de uma dinâmica extrema e muito expressivo, Duarte marca a cadência que mais lhe interessa, acelerando ou pausando o ritmo de leitura, acentuando os momentos de maior tensão – ou de libertação dela através do humor – fazendo de Pavor Espaciar quase, quase um desenho animado – é-o sem dúvida aos olhos do leitor - e da sua leitura uma experiência divertida e relaxante que apetece retomar mal o álbum termina.
E cuja leitura me fez desejar descobrir outras obras do autor e deixou uma grande curiosidade quanto ao episódio especial de Guardiões de Galáxia em que Gustavo Duarte está actualmente a trabalhar.


Chico Bento: Pavor Espaciar
Graphic MSP
Gustavo Duarte
Panini Comics
Brasil, Agosto de 2013
195 x 280 mm, 82 p., cor
R$ 29,90 (cartonado)
R$ 19,90 (brochado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...