Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

12/05/2014

Marvel Now: plano editorial para 2014





Chegados a Maio, existe já definido um plano editorial para as edições em português da Marvel para 2014, que As Leituras do Pedro detalham a seguir.

As informações que se seguem, foram retiradas de um comentário de José de Freitas aqui no blog, mas como me pareceu que passaram despercebidas, ficam aqui de forma mais directa e complementadas por mais alguma informação que o próprio enviou, porque acredito que são do interesse de muitos dos visitantes do blog.

Revistas mensais
Não existem por agora planos para lançar mais títulos regulares mensais, prevendo-se a manutenção dos três títulos actuais, Vingadores, X-Men e Homem-Aranha Superior (que a seu tempo mudará de nome, quando acabar a fase do Superior).
Se as vendas o justificarem, José de Freitas aposta mais na possibilidade de uma mini-série para complementar a grande saga Infinity.

Vingadores

Lá para o final do ano, os títulos Avengers e New Avengers vão começar a coexistir na revista Vingadores (no #9, em Setembro), e o primeiro número da série Infinity sai em Outubro na revista (Vingadores #10) em conjunto com o comic New Avengers #7 - é uma história com 54 pgs. Em Novembro são publicados os números #18 de Avengers, #9 de New Avengers, e #2 de Infinity, etc...

X-Men
Quanto à revista X-Men, irá alternando inicialmente entre os títulos All-New X-Men e Uncanny X-Men (este último mais focado em Ciclope e Magneto, e o seu grupo de mutantes revolucionários).
Este mês de Maio sai a primeira revista portuguesa só com Uncanny X-Men, em Agosto e Setembro será outra vez só Uncanny X-Men, mas a partir daí começam a coexistir na mesma revista os dois títulos, bem como a série/evento Battle of the Atom.


Homem-Aranha

A revista do Aranha vai certamente continuar. É possível que haja um hiato de 2-3 números da revista portuguesa em que sejam publicadas histórias paralelas, antes de se avançar para Amazing Spider-Man (para ganhar distância em relação aos EUA).

Em Dezembro sairá o número 31 de Superior Spider-Man na revista portuguesa, estaremos mesmo no penúltimo número da revista Homem-Aranha Superior.


Volumes/TPB
(trades em inglês, tomitos em espanhol!)


Maio

Guardiões da Galáxia #1: Vingadores Cósmicos
Argumento: Brian Michael Bendis, Desenho: Steve McNiven

Junho
Perdido na Dimensão Z - Capitão América (segundo José de Freitas, a não perder, a melhor história em TPB este ano)
Argumento: Rick Remender, Desenho: John Romita Jr.

Julho (sim, 3 meses seguidos)

Homem de Ferro: Acreditar
Argumento: Kieron Gillen, Desenho: Greg Land

Setembro
Thor Deus do Trovão
Argumento: Jason Aaron, Desenho: Esad Ribic

Novembro

Guardiões da Galáxia #2: Ângela
Argumento: Brian Michael Bendis, Neil Gaiman, Desenho: Sara Pichelli, Francesco Francavilla
(Nota: ainda não está completamente decidido exactamente quais os comics incluídos no segundo volume da série, pelo que poderá haver variações nos autores)

Dezembro
Vingadores-X #2: Os Gémeos do Apocalipse
Argumento: Rick Remender Desenho: Daniel Acuna

Para 2015
No próximo ano estarão previstas com certeza a continuação da maioria destas histórias (talvez com a interrupção de Guardiões, dependendo do sucesso dos tomos cá, e da importância estratégica que venha a ganhar para a Marvel), embora estejamos tão em cima dos lançamentos EUA que é difícil dizer.

(Agradeço a disponibilidade do José de Freitas para ajudar a compor este texto. As imagens são da responsabilidade de As Leituras do Pedro e são meramente ilustrativas, podendo não corresponder ao que vai ser editado.)

36 comentários:

  1. O Superior Spider-Man acaba no #31 que deve caber numa só edição, pois este tem 64 páginas. O Tpb do Capitão América deve ser 1 de 2, pois a saga compila 10 issues. Surpresa é o Iron Man.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reignfire,
      Corrigido o #31!
      Espero que a surpresa Iron Man seja boa!

      Boas leituras

      Eliminar
  2. ainda bem que vamos ter capitão america homem de ferro e thor para mim foram surpresa e ainda bem gostava de ter visto demolidor mas é pena que ele seja considerado personagem de segundo plano para a marvel mas quem sabe se em 2015 não vamos ter nada dele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex,
      Não se pode ter tudo de uma vez...
      E é natural que a editora aposte nas personagens que estão mais em voga-

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. claro ainda bem que lançam estas edições de capitão america homem ferro thor ou ate guardiões da galáxia porque para quem não conhece a origem dos super heróis este pode ser um dos pontos de partida para tentar obter novos leitores e com a ajuda dos filmes da marvel é sempre mais um incentivo à compra destas edições acima de tudo há que agradecer ao grande trabalho que está a ser desenvolvido :)

      Eliminar
  3. E Os Guardioes vão dar problemas em 2015 com o cross com All New sai em tpb ou revista.Um deles vai ficar sempre a perder.Quanto a tpbs não esta mal mas preferia Indestrutible Hulk ou Salvage Woverine ou Hawkeye.Uncanny Avengers fica a metade da saga porque vão ser 25 numeros ou seja faltam 3 tpbs.E o Cap vai ter 10 numeros!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por isso e que considerei thor e homem ferro surpresa eu pensei que iam lançar +1 de wolverine e 1 do hulk mas ja fico mt contente com aquilo que temos ao menos desta vez é "produto" nacional e nao material de reserva do brasil :)

      Eliminar
    2. Optimus, Alex,
      Não pode ser tudo de uma vez.
      Acho a escolha equilibrada e potencialmente vendável. E suficientemente actual para cativar eventuais compradores dos originais americanos.
      Quanto às sugestões, nem só destas edições viverá a Marvel em Portugal...

      Boas leituras!

      Eliminar
    3. Optimus, no que respeita a Uncanny Avengers, o ser uma interrupção, não indica que seja definitiva.

      Não percebo porque insistes de que um título secundário do Wolverine, que mais tarde ou mais cedo será cancelado, merece ser publicado. Mais importante será o título principal do Wolverine.

      Reltivamente ao Hawkeye, nõ tenhas muitas esperanças. Apesar dalguma notoriedade que ele adquiriu com o filme dos Avengers, é considerado um personagem secundário e com menor probabilidade de ser publicado relativamente a outros como Quarteto Fantástico ou Hulk.

      Eliminar
    4. Porque a arte do 1 arco vale a pena:

      https://dcomixologyssl.sslcs.cdngc.net/i/9389/38423/8e73ece8a7bf7a4b5b474ec9ed07e3a6.jpg?h=21e47649a8e826b9de9e29fe27b21f26
      http://www.comicbookbrain.com/_imagery/2013-03-19/frank-cho-savage-wolverine-3.jpg
      http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20130320155315/marveldatabase/images/f/f3/Savage_Wolverine_Vol_1_3.jpg

      Só por isso ou como diz o outro Nuff Said.

      Eliminar
    5. "Porque a arte do 1 arco vale a pena:

      https://dcomixologyssl.sslcs.cdngc.net/i/9389/38423/8e73ece8a7bf7a4b5b474ec9ed07e3a6.jpg?h=21e47649a8e826b9de9e29fe27b21f26
      http://www.comicbookbrain.com/_imagery/2013-03-19/frank-cho-savage-wolverine-3.jpg
      http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20130320155315/marveldatabase/images/f/f3/Savage_Wolverine_Vol_1_3.jpg

      Só por isso ou como diz o outro Nuff Said."

      Eu também gostaria que se publicasse muita coisa. Eu também como fã do Jim Lee também não me importava que saíssem tpb's dos anos dourados dele nos X-Men, e sei que isso não vai acontecer. Porque há material mais importante e mais prioritário a ser lançado e temos que compreender que cá em Portugal a Panini não irá lançar tudo da Marvel, como faz noutros países, porque não temos mercado pra isso. E dadas as circunstâncias há sempre que escolher o que publicar cá em detrimento de outras coisas. E a Panini tem feito isso: Vingadores - Avengers e New Avengers em detrimento de Avengers Assemble, Might Avengers; X-Men - All-New X-Men e Uncanny X-Men em detrimento de X-Men, X-Men Legacy, Amazing X-Men. E duvido que a Panini aposte em Wolverine por cá, com pena minha, mas se o fizer, a prioridade tem de ir pró título principal dele - o Wolverine de Paul Cornell e Alan Davis.

      Eliminar
  4. Quanto a mini eu se fosse a panini editava Origens 2 ou 1 tpb dado que o 1 da devir foi sucesso e a 1o numero Origens 2 de tem capa plastificada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optimus,
      A mini-série não é certa. E tal como disse ao Alex, é natural que a aposta seja em personagens/arcos que estão com maior destaque de momento.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. E a na Marvel personagem com mais destaque que o Wolverine é Vingador/X-Man tem 3 revistas proprias e uma que tem os X-men como adjuntos.Só o Aranha e mesmo ele nao entra em tantos titulos simultaneamente.

      Eliminar
  5. Para mim, péssimas notícias no que aos X-Men e Vingadores diz respeito. Não tenho interesse em publicações que misturam números de séries diferentes na mesma revista. Uma pena, pois tinha sido uma das coisas boas destas edições portuguesas em relação às brasileiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V,
      Era praticamente inevitável, dada a proximidade das edições nacionais com as americanas.
      Mas eu também preferia o 'modelo' actual.

      Boas leituras!

      Eliminar
  6. Bom dia a todos, algumas respostas:

    Relativamente aos Uncanny X-Men/Vingadores-X, continuarão a ser editados em princípio em 2015, tal como digo mais acima. Simplesmente ainda não existe alinhamento para o ano. Será apesar de tudo de esperar que se saltem alguns arcos de história, dependendo do avanço das outras séries. Notem que eu disse que as séries deviam continuar em 2015 (Cap, Homem de Ferro, Vingadores-X, etc...)

    Quanto à coexistência de vários títulos na mesma revista, o problema é que nem sempre é fácil fazer como aconteceu de Abril para Maio, em que a última cena da revista X-Men 3 corresponde à última cena da revista X-Men 4 (ou seja, ter três números paralelos, toda a acção de All New X-Men no #3 corresponder a toda a acção de Uncanny X-Men no #4 e chegarem ao final ao mesmo tempo). Começará a haver mais intersecções entre as duas séries, e inevitavelmente tem de se misturar as duas na mesma revista. Não é algo que tenha a ver com o "modelo" ou com a "proximidade às edições EUA", mas sim tem a ver com a história em si seguir vários grupos em paralelo e não ser sempre possível acertar as coisas em 3 números como desta vez.

    Optimus, não entendi de todo esta tua frase:
    "Quanto a mini eu se fosse a panini editava Origens 2 ou 1 tpb dado que o 1 da devir foi sucesso e a 1o numero Origens 2 de tem capa plastificada."

    Podes repetir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Será apesar de tudo de esperar que se saltem alguns arcos de história, dependendo do avanço das outras séries."

      Por enquanto as coisas têm corrido bem. Espero que não aconteça como no tempo da Devir em que saltavam na numeração original de determinadas séries. Exemplo: passarem do Uncanny X-Men #13 pró #16.

      Eliminar
    2. Que a mais ao menos 10 anos saiu isto quase ao mesmo tempo que na america:

      http://img5.imageshack.us/img5/738/9gu5.jpg

      Agora está sair a 2:

      http://gillen.cream.org/wordpress_html/wp-content/uploads/2013/12/tumblr_mybfloX6tk1rp6eo5o1_500.jpg

      em mini o numero saiu com a capa plasticada como os Marvels da Abril jovem Brasil.Se fosse lançar mini serie eu começava com esta.

      http://geektrooper.files.wordpress.com/2013/12/wolverine-origin-ii-1-capa3.jpg

      não com tie-ins de sagas.

      " Avengers e New Avengers vão começar a coexistir na revista Vingadores (no #9, em Setembro), e o primeiro número da série Infinity sai em Outubro na revista (Vingadores #10) em conjunto com o comic New Avengers #7 - é uma história com 54 pgs. Em Novembro são publicados os números #18 de Avengers, #9 de New Avengers, e #2 de Infinity, etc.."

      não tinha visto isso e não como não compro mix.vou abandonar esta.E qualquer outra que inclua mix.

      "será apesar de tudo de esperar que se saltem alguns arcos de história, dependendo do avanço das outras séries."

      para isso não vale a pena fazer coleção runs sem fim a muitos da Devir Novos e Extreme X-mens.Vingadores e Homem de Ferro de Busiek etc

      Eliminar
    3. ""será apesar de tudo de esperar que se saltem alguns arcos de história, dependendo do avanço das outras séries."

      para isso não vale a pena fazer coleção runs sem fim a muitos da Devir Novos e Extreme X-mens.Vingadores e Homem de Ferro de Busiek etc"

      1º - o José de Freitas falou de uma possibilidade, porém referiu igualmente: "Notem que eu disse que as séries deviam continuar em 2015 (Cap, Homem de Ferro, Vingadores-X, etc...)". Não dês como certo algo que ainda não está definido.

      2º - Porque raio vêem sempre meter a Devir e até a Abril/Controljornal ao barulho? Afastem-se desses fantasmas, porra.

      3º - Julgo que do que está a sair pela Panini, só um run é que tem um fim até ao momento, que é o Superior Spider-Man, e como lemos acima, por cá deverá sair no final do ano, início do próximo. Relativamente aos outros, é ver o que acontece. Mas se toda a gente desistisse ou se escusasse de comprar o que a Panini está lançar agora ou no futuro com o receio de eles não concluírem os runs, aí estavam-lhes a dar motivos pra fazer isso.

      Eliminar
  7. Boa tarde, José.

    Obrigado pelo esclarecimentos. Quanto ao aranhiço, como têm sido as vendas? Vamos ter uma aposta continua do mesmo? Até mesmo o novo The Amazing Spider-Man (2014)?

    Não deixes os comics da Marvel em português de Portugal morrerem novamente.
    Sugiro que façam mais publicidade em redes socias e jornais diários, ou até mesmo Dica da Semana que chegam a todo o país de forma gratuita.

    Your friendly neighborhood,

    Angelo Silva

    ResponderEliminar
  8. Com muita pena minha mas tirando as revistas os tpbs vão ficar repitidos na minh estante

    ResponderEliminar
  9. Cleto, podes descorrigir a questão relativa ao Superior Spider-Man. Afinal vai mesmo ter #s 32 e 33. Foi anunciado hoje e irão sair em Agosto.

    http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=52782

    ResponderEliminar
  10. Para os indignados em relação ao mix em Infinity, compreendam que em determinadas sagas, não há outra alternativa que não seja esta. Porque as sagas têm uma ordem cronológica estabelecida e que envolve uma leitura de alternância entre várias séries. Mas eu faço um desenho - exemplo: uma saga começa na série A #1 e pra se perceber a passagem de A #1 para A #2, tem de se ler primeiro a série B #14 e a série C #23, e só depois é que se lê o A #2, e o B#15, e o C#24, e assim sucessivamente. Inclusivé os HC's e TPB's das sagas, vêm com esta ordem de leitura estabelecida em mix. Alguns podem não gostar mas é a forma mais fácil e coerente de se ler e compreender as sagas. E deixo-vos aqui a ordem cronológica completa de leitura de Infinity: http://chilidoginhuntingtonbeach.blogspot.pt/2013/09/chronological-order-for-reading-infinity.html pra comprovar que a sequência enunciada pelo José de Freitas realmente existe.

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma dúvida que não está bem explicita no post e nos comentários.

    X-MEN # 4 já não publica nenhum número do ALL-NEW X-MEN?

    Se é o caso, acho que se podia ter esperado até perfazer as 12 edições iniciais (ia no All New X-men # 9)

    Não desgosto de Bachalo (alias, adoro), mas podia-se manter os dois títulos passo a passo em vez dos arcos completos ou apenas a série ALL NEW que é fácil de acompanhar pelos leitores mais novos e remeter este UNCANNY para Trades.

    Quanto aos trades.

    THOR excelente!

    IRON MAN! Mas que M3rd@!

    Greg 'copia-por-cima-do-catalogo-da-la-redoute" Land. Decerto havia algo melhor que Greg Land para publicar, não?

    E quanto ao Capitão America poder vir a ser o álbum do ano.

    Não vejo bem porquê, a não ser por representar o canto do cisne Romita Jr na Marvel antes de saltar para a DC Comics (onde todos os seguidores consideram que o artista está a reinventar-se e a deixar de ser o desenhador automáto que foi nessa fase do Capitão America).

    Podiam ter apostado no soldado do Inverno do Brubaker, que mesmo sendo de uma fase muito anterior chamaria de certo a atenção do público do filme.

    Enfim, talvez no Verão apareça por artes mágicas ;-)

    ResponderEliminar
  12. Quanto a Wolverine e ao mesmo tempo traduzindo o post do Griml..ops Optimus Prime.

    Realmente faz falta um título mensal de Wolverine (assim como de Quarteto Fantástico), nem que fosse pela arte Magnífica de Alan Davis que deu origem a 12 números de Wolverine em 2013.

    O que o Prime devia querer dizer é que gostava que a Panini publicasse um trade do Wolverine: Origins II e que republicasse o Wolverine Origins I que esgotou quando a DEVIR o lançou em 2003.

    Mais uma vez acho que qualquer um deles deve ir aparecer por artes mágicas com algum jornal no Verão. 'Nuff said.

    ResponderEliminar
  13. P.S.: Concordo plenamente com a opinião do "colega" que refere a falta de divulgação destas
    colecções nas redes sociais e meios de comunicação.

    Todos os sábados e domingos de manhã há uma MARVEL hour com Homem Aranha e Vingadores na SIC que é patrocinada por diversos produtos, a Panini podia fazer um pequeno spot, uma vez que os cromos da mesma marca patrocinam esse programa.

    Além disso, algo que os vendedores têm pedido é posters promocionais para colocar nas montras e expositores próprios como a Goody fornece para os DISNEY COMIX.

    Acreditem que ajuda a tirar os comics debaixo das Marias, Playboys e Bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo,
      A divulgação é, desde o início o grande problema destes comics Marvel em português.
      Acho as tuas sugestões boas, mas não estou a ver a Panini a investir...

      Boas leituras!

      Eliminar
  14. Boas Pedro, esta notícia é mesmo boa. Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  15. "Lá para o final do ano, os títulos Avengers e New Avengers vão começar a coexistir na revista Vingadores (no #9, em Setembro), e o primeiro número da série Infinity sai em Outubro na revista (Vingadores #10) em conjunto com o comic New Avengers #7 - é uma história com 54 pgs. Em Novembro são publicados os números #18 de Avengers, #9 de New Avengers, e #2 de Infinity, etc..."

    Há qualquer coisa aqui que não bate certo. Sendo mensal a revista, e sendo que em maio saiu o #4, em setembro terá de sair o #8 e não o #9, e assim sucessivamente.

    ResponderEliminar
  16. Alguém sabe em dia sai os Guardiões da Galáxia #1?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dia 28 de Maio, Gambit, como podes ver aqui: http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2014/05/marvel-now-em-maio.html, juntamente com a capa e algumas pranchas...

      Boas leituras!

      Eliminar
  17. O volume que a levoir vai lançar na nova edição com o publico dos guardiões da galaxia nao é o mesmo da panini pois nao?

    São historias diferentes certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Costa,
      Sim, são obras diferentes.

      Boas leituras!

      Eliminar
  18. Acredito que em 2015, a Panini Portugal deverá investir mais em "encadernados", de personagens que não tem espaço nas mensais, como Thunderbolts, Elektra, Viúva Negra, e por que não um "Universo Marvel" português, com Quarteto, Inumanos, Nova, etc ???

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...