Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

20/05/2014

Leituras Novas Brasil – Maio 2014

Esta é uma nova secção aperiódica que surgirá sempre que se justificar.
Pretendo com ela divulgar alguma da informação que me chega regularmente do Brasil, até porque uma parte significativa dos visitantes de As Leituras do Pedro estão naquele país.
Como habitualmente, os textos, quando existem, são da responsabilidade das editoras e, no caso presente, optei por os manter em brasileiro.

Assim, já a seguir descubram as primeiras Leituras Novas provenientes do Brasil.


Devir Livraria
Yeshuah III: Onde tudo está
Laudo Ferreira e Omar Viñole
Três anos após o lançamento do segundo livro, Yeshuah – Onde tudo está encerra a obra de Laudo Ferreira sobre a vida de Jesus.
O último volume é baseado nos evangelhos canônicos, pesquisas em livros apócrifos e fontes históricas, e narra a viagem de Yeshu (Jesus) à Jerusalém para a Páscoa, a última ceia, a prisão, o julgamento e sua execução.
Segundo o autor “este último livro, trataria da morte (…). Não dentro de uma perspectiva mórbida, fúnebre, como o tema pode a princípio sugerir, mas como uma etapa que finaliza, para a verdadeira transformação acontecer. A morte que fala da vida. O rito da passagem que todos, (…) passam, morremos a cada final de ciclo, desde quando lá atrás nascemos. Morremos e renascemos para outros novos momentos. E assim seguimos adiante.”
Laudo retoma passagens bíblicas como o apedrejamento da mulher adúltera e a ressurreição Lázaro, incorpora referências ao xamanismo e humaniza personagens da mitologia cristã ao criar cenas sensíveis como o reencontro de Yeshu com seu pai Yoseph (José) que durante anos guardou dúvidas sobre origem daquele filho.
A terceira parte aborda os desdobramentos políticos e religiosos que os ensinamentos e curas provocaram em entre judeus e romanos. A tensão cresce à medida que Yeshu atrai cada vez mais pessoas. Encontramos uma figura de Jesus que procura viver de acordo com suas crenças até o fim, e muitas vezes é incompreendido por sua família, pelos sacerdotes, pelo povo ou mesmo por seus discípulos, mas encontra em Miriam Magdalit (Maria Madalena) uma companheira com quem divide suas inquietações.
Personagens como Yehudah (Judas Iscariotes), Bar Aba (Barrabás) e Cláudia Prócula, a esposa de Pilatus, ganham espaço na trama e apresentam nuances que vão além dos relatos bíblicos e referências históricas. Laudo incorpora diversos elementos de sua pesquisa, sem deixar de ser autoral.
Yeshuah – Onde tudo está reconta uma história que influencia a cultura ocidental há mais de dois mil anos e convida o leitor, independente de suas crenças, a refletir sobre o que o legado de Jesus representa para cada um de nós.

O Autor
Laudo Ferreira é quadrinista e ilustrador. Participou da cena de fanzines na década de 1980 e adaptou para os quadrinhos o filme "À meia-noite levarei sua alma", de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. É autor Histórias do Clube da Esquina (Devir, 2011), que narra a história da criação do movimento musical mineiro e adaptou O auto da barca do inferno, de Gil Vicente (Peirópolis, 2011).

Acabamento: brochura com laminação brilhante
Miolo: 136 páginas PB em papel off-set 90 g/m²
Formato: 16,5 cm × 24,0 cm




com a presença do autor Laudo Ferreira.


Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco
Quadrinhos e Educação em Cinco Pontos de Vista
Fabio Paiva, Geisa Fernandes, Amaro Braga, Cleriston Andrade e Thiago Modenesi
Livro reúne pesquisadores sobre quadrinhos e educação.
Saiu em maio pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE o livro Quadrinhos e Educação em cinco pontos de vista;
a obra é uma coletânea de artigos sobre o tema, todos com alguma relação com esta universidade: professores, estudantes e pesquisadores.
Com prefácio de Waldomiro Vergueiro e artigos de Fabio Paiva, Geisa Fernandes, Amaro Braga, Cleriston Andrade e Thiago Modenesi o livro percorre as mais variadas possibilidades de articulação entre os dois temas numa edição fartamente ilustrada.
Fabio e Thiago, que antes já haviam publicado livros solo pela mesma editora, são os organizadores desta nova publicação.

Pedidos para adquirir podem ser feitos pelo email thiagomodenesi@hotmail.com mediante depósito em conta pelo Banco do Brasil, agência 0934-2 conta corrente 55309-3 em nome de Thiago Modenesi, o valor da publicação já com o frete para qualquer estado do Brasil é 30,00 reais.


Panini Comics
São Jorge – Soldado do Império
Danilo Beyruth
A PANINI - multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina - anuncia o lançamento da graphic novel São Jorge, do autor brasileiro Danilo Beyruth, criador de HQs de grande repercussão como Astronauta Magnetar, do selo Graphic MSP, Necronauta e Bando de Dois. O lançamento do título consolida os investimentos da editora na publicação de obras de renomados artistas nacionais.
A saga do santo e soldado romano criada por Beyruth será publicada em dois volumes. O primeiro, São Jorge – Soldado do Império, tem previsão de chegar ao mercado em maio, com 124 páginas de aventura envolvente, repleta de atos de bravura, heroísmo e ação, apresentando também a luta de um homem pela sua convicção e sua fé.

Sinopse
Uma mistura de mito e pesquisa histórica em uma aventura na antiguidade. No terceiro século depois de Cristo, o soldado romano Jorge enfrenta inimigos do império em Alexandria, ao mesmo tempo em que uma rede de intrigas se forma no palácio do imperador. E, paralelamente, uma outra ameaça se avizinha, uma que colocará o nome de Jorge em definitivo nas páginas da história.
O segundo volume tem lançamento previsto para o segundo semestre.

Sobre Danilo Beyruth
O paulista Danilo Beyruth é publicitário, ilustrador e premiado quadrinista. Começou publicando suas HQs de forma independente e teve seu personagem Necronauta publicado no mercado norte americano pelo selo Image.
Participou de coletâneas como MSP+50 – Mauricio de Sousa por mais 50 artistas, Jesus Hates Zombies e Fierro Brasil. Foi premiado por Bando de Dois (2010) como Melhor Lançamento, no prêmio Angelo Agostini, e como Melhor Edição Especial Nacional, Melhor Roteirista Nacional e Melhor Desenhista Nacional, no HQ Mix.
É autor do primeiro título lançado pelo selo Graphic MSP, da Mauricio de Sousa Produções, Astronauta – Magnetar, em que criou roteiro e arte de uma releitura do personagem, publicada também na Itália, Alemanha e França, premiada com 3 troféus HQ Mix e que já tem novo volume a caminho.

FICHA TÉCNICA
São Jorge vol. 1 – Soldado do Império
Formato: 16 x 21 cm
Páginas: 120 + 4
Miolo offset PB
Capas cartão
Preço: R$ 19,90
Lançamento: maio/2014



Nota: As imagens referentes a este último livro foram recolhidas no site Universo HQ.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...