Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

26/05/2014

Desenho com Tintin leiloado por 2,5 milhões de euros


O original deste desenho de Hergé, criador de Tintin, datado de 1937, foi vendido no sábado em França, pela leiloeira Artcurial, por 2,519 milhões de euros.
Conheça-o melhor já a seguir.


A obra em questão, estimada entre os 700 mil e os 900 mil euros, é o desenho que serviu para as guardas (as páginas que vêm após a capa e antes da contracapa) dos álbuns de Tintin publicados entre 1937 e 1958. Elaborado a tinta-da-China, com retoques a guache branco, mede 35x53 cm, e representa Tintin e Milu em 34 situações diferentes, retiradas dos álbuns compreendidos entre O Lótus Azul e A Orelha Quebrada, com excepção do desenho que mostra o repórter e o seu cão com grossos casacos de peles, num cenário de neve, que Hergé não utilizou em nenhuma aventura.
O valor registado é um recorde absoluto para uma obra relacionada com banda desenhada, tendo ultrapassado os 2,1 milhões de euros atingidos em 2011 pela revista Action Comics #1 (de 1938), com a estreia do Superman. O anterior recorde de um desenho de Hergé, datava de há dois anos quando a ilustração colorida da capa original de Tintin na América foi vendida por 1,3 milhões de euros.


(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 25 de Maio de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...