Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/05/2014

Chico Bento Moço #1










O sucesso da Turma da Mônica Jovem, mais cedo ou mais tarde teria que dar origem a outras variações semelhantes.
Chico Bento Moço, acabado de distribuir n(algum)as bancas portuguesas, é o primeiro exemplo, com uma linha narrativa substancialmente diferente, como veremos já a seguir.


Isso era inevitável, possivelmente. Os universos da Turma da Mônica - urbano, próximo da realidade da maioria dos leitores - e da Turma do Chico Bento - rural, evocação do passado de Maurício de Sousa, nos nossos dias pouco mais do que curiosidade para boa parte desses mesmos leitores – a isso obrigava.
Claro está, que os valores fundamentais que as criações de Maurício sempre exibiram – a amizade, a solidariedade, a entreajuda, aqui aliados ao tom ecológico – continuam bem vivos e presentes, a par do estilo inspirado no manga e das constantes evocações de situações típicas e de histórias passadas (da versão original do Chico Bento), para maior identificação com os leitores.
A situação de que parte Chico Bento Moço – espelho de uma certa realidade que não é apenas brasileira – é o momento de partir para a faculdade (citadina) de Chico, Rosinha, Zé da Roça e Hiro, deixando para trás o micro-cosmos onde sempre viveram para descobrirem um mundo novo e amizades novas – com tudo que de bom e de mau isso sempre trás. 
As ansiedades, os medos, o soltar de amarras, a manutenção de laços, a sede do desconhecido, são algumas das situações e emoções que marcam este número de introdução, que lança algumas pistas sobre o futuro: a luta para manter as referências culturais e afectivas num mundo desconhecido; as novas amizades; os eventuais choques entre os ‘novos citadinos’ e o sempre ‘caipira’ (por opção) Zé Lelé…
Do seu tratamento e do equilíbrio entre o tom mais sério a que este mundo obriga e o humor que é imagem de marca de Maurício de Sousa, dependerá o (maior ou menor…) sucesso da nova série, embora seja evidente que dificilmente a levará aos níveis que a Turma da Mônica Jovem mantém.

Chico Bento Moço #1
Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics
Brasil, Agosto de 2013
160 x 210 mm, 96 p., pb
capa brochada, mensal
R$ 7,50 / 3,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...