Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

10/03/2014

Seules contre tous








Seules contre tous é o relato autobiográfico de Miriam Katin sobre a fuga que ela e a mãe tiveram que levar a cabo em 1944, na Hungria, por serem judias, com o medo contante de serem descobertas pelos invasores nazis.
Uma breve reflexão sobre uma obra emotiva e tocante, que aborda um período negro da história europeia recente que convém não deixar esquecer, já a seguir.


À data dos acontecimentos, Miriam Katin tinha apenas 3 anos e este livro é o resultado das suas memórias, reconstruídas à luz daquilo que a mãe lhe foi contando, embora, assumidamente, mantendo delas a visão idealizada e inocente de uma menina pequena.
Como resultado, os acontecimentos daquele ano traumático e chocante - a obrigação de matar o cão, a urgência da fuga (deixando tudo para trás, inclusive a possibilidade de contactar o marido então incorporado no exército húngaro), a incerteza do destino, a necessidade de recorrer à ajuda de desconhecidos, os abusos (literais) dos alemães, o pânico constante de serem descobertas… – são transmitidos ao leitor deformados por esse olhar infantil e ingénuo que não compreendeu o horror de grande parte do que viveu, o que, na prática, acaba por os tornar mais violentos e incómodos.
Para isso contribui também o grafismo adoptado por Katin, assente num traço realista, a preto e branco, sombrio rude e inacabado, próximo do esboço até, apenas suavizado pontualmente pela utilização do lápis de cor para diferenciar momentos do presente.

Seules contre tous
Miriam Katin
Futuropolis
França, Janeiro de 2014
195 x 210, 136 p., cor, cartonado
20,00 €

2 comentários:

  1. Muito bem Pedro. Confesso que o li, em inglês (We are on our own) aí há uns...7 anos, mas o que escreves faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RC,
      Eu li-o agora... bem como o Lâcher prise, a "continuação" deste, que trarei aqui ao blog dentro de dias...
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...