Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

11/03/2014

Ofélia: pare, escute, olhe












Edição (mais ou menos!) recente, Ofélia compartilha com outras séries de autora uma visão feminina do quotidiano.
Tem, no entanto, aspectos distintivos que explano já a seguir.

Na verdade, na obra da argentina Julieta Arroquy encontramos – naturalmente – temáticas similares às da argentina Maitena ou da norte-americana Cathy Guisewite, com a sua visão do mundo centrada na vivência feminina, nas suas expectativas, sonhos, medos e angústias.
Apesar disso, na verdade, quase se pode escrever que é ‘só’ isso que as une, pois nas tiras de imprensa de Cathy o sexo, as dietas e os relacionamentos são muito mais obsessivos e nas Mulheres de Maitena prevalece uma feroz comparação com o sexo dito forte.
Em Ofélia, pelo contrário, o olhar é mais introspectivo e íntimo, mais centrado nos sentimentos do que na acção, o que faz com que a carga humorística provoque mais sorrisos tímidos do que gargalhadas francas.
Mas, a principal nota distintiva nesta obra é gráfica já que, se o traço de Arroquy – como o das suas parceiras cartoonistas – é simples e muito legível, distingue-se no aproveitamento diversificado da página e na forma como joga com as características próprios do seu meio de expressão, a banda desenhada – com enquadramentos, planificação e códigos específicos – e também pelas múltiplas citações (gráficas) de outros meios como a pintura, os jogos de computador ou até objectos do quotidiano, facilmente reconhecíveis e que são um estímulo extra para estabelecer pontes com as suas leitoras… e leitores porque nós também podemos sorrir e pensar com Ofélia.



Ofélia: Pare, escute e olhe
Julieta Arroquy
Clube do Autor
Portugal, Novembro de 2013
195 x 255 mm, 96 p., cor, brochado com badanas
12,50 €

1 comentário:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns, também agradeço por partilhar o seu saber, se desejar visitar o Peregrino E Servo, ficarei também radiante
    e se desejar seguir faça-o de maneira que possa encontrar o seu blog, porque irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...