Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/02/2014

Os Vingadores #1













Está desde ontem à venda pelo país a primeira revista das novas edições Marvel, em português.
O melhor e o pior do início desta nova super-aventura em Portugal, já a seguir.


Edição
Bom papel, brilhante e de boa gramagem.
Merecia uma capa mais consistente, mas essa é uma questão acessória, que possivelmente iria inflacionar o preço, actualmente justo para o produto oferecido. Mas, é de salientar, apresenta capa tripla, tal como a edição original norte-americana.


A título de curiosidade, deixo a informação que a edição portuguesa pesa cerca de 160 g contra 90 g das brasileiras, o que mostra bem a diferença entre ambas.
Boa impressão, boa tradução, escrita num português correcto e um bom trabalho editorial, que identifica os locais originais de publicação e inclui dois textos que ajudam a situar o leitor no lançamento da remodelação Marvel Now! e estabelecem múltiplos pontos de contacto com as (recentes) edições Marvel  em Portugal.

Divulgação
O calcanhar de Aquiles desta nova aposta.
Bem feita e muito completa para os blogs (especializados?), com envio de press release da colecção e da revista, histórias e autores incluídos, capas e pranchas.
Nula, para os pontos de venda que, na véspera da chegada da revista, ainda não sabiam de nada.
Nula também, no que diz respeito a publicidade.

Distribuição
Os comentários deixados no texto de ontem  aqui em As Leituras do Pedro e no Facebook, mostram que há algumas falhas, a corrigir, ou, então, que a filosofia subjacente é outra, o que seria confirmado pela presença da revista nos hipermercados e na FNAC, o que lhe confere outra visibilidade e facilita a sua aquisição.
(E, por favor, nos comentários abaixo ou nos do texto de ontem, continuem a divulgar os locais que vendem as novas revistas Marvel)

História
A transformação de Marte num planeta luxurioso e habitado por um estranho trio de personagens que se tomam por deuses criadores e a tentativa de transpor para a Terra o mesmo sistema, mesmo que à custa dos seus habitantes, obriga os Vingadores e reunirem a sua formação alargada, depois de uma investida mal sucedida do seu núcleo forte.
Pessoalmente, o lado mais místico da história não me agradou muito, mas também sei que não sou propriamente exemplo no que aos comics diz respeito.
Isto não põe em causa que se trata de uma história consistente, bem desenvolvida e que conta com um desenho interessante servido por um bom trabalho de cor.
Mais dois aspectos que para mim são significativos:
- O início destas revistas – de forma acertada - coincidente com a introdução do (novo) universo Marvel Now! implicou a redução em alguns meses (relativamente às edições brasileiras) do atraso em relação à publicação original norte-americana.
- Vingadores #1 apresenta material originário de uma única revista norte-americana - Avengers vol.5 – o que garante uma conclusão mais rápida. Ou, neste primeiro número, uma história completa, referente aos três números iniciais daquela publicação. Evidentemente, será impossível manter isto em números futuros…

Os Vingadores #1
Jonathan Hickman (argumento)
Jerome Opeña (desenho)
Panini
Portugal, 5 de Fevereiro de 2015
165 x 260 mm, 72 p., cor, mensal
3,50 €

16 comentários:

  1. Excelente produto, com muita boa qualidade. Em relação à distribuição, ontem encontrei à venda no Continente do Oeiras Shopping onde o comprei. No entanto, hoje passei pelo Continente do Cascais Shopping e não o encontrei. Mas também estamos no início desta aventura (o relançamento das revistas Marvel em Portugal). Esperemos que a distribuição melhore e se consolide e que as revistas mantenham a qualidade ou mesmo melhorem. O acompanhamento com textos, na minha perspectiva, é sempre uma boa ideia. Parabéns de qualquer forma aos resaponsáveis pela a aventura editorial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora podes-me dizer em que secção é que está pois fui hoje ao Continente do Oeiras Park e não encontrei. E papelarias é para esquecer ninguém sabe de nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Caro NunoM,
      No Continente do Gaia Jardim estava na secção das revistas.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Caro Letré,
    Obrigado pelo feedback.. É realmente um produto com muita qualidade.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Li ontem, achei a estória um pouco rebuscada, (deuses em Marte), mas satisfatória, só acho que há um grande esforço em tornar a relação Capitão América/Homem de Ferro semelhante à relação Superman/Batman. Percebo o esforço mas não é bem a mesma coisa.

    Excelente arte e fantástica edição, transborda qualidade.

    Fico a aguardar pelos X-men

    Obrigado pelas dicas sobre os locais de venda e próximas edições.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. A Marvel começou a lançar comics em português, se a iniciativa for boa, esta Panini Portugal estará com dias contados, e a brasileira também.

    http://www.terrazero.com.br/v2/2014/02/marvel-digital-se-torna-global-e-vende-hqs-em-portugues/

    ResponderEliminar
  5. Na Book it do Fórum Sintra havia 10 unidades

    ResponderEliminar
  6. Pedro,

    Sim, esta é uma boa primeira edição, bem melhor que as congéneres brasileiras, e chegou na data prevista - comprei o meu exemplar na quarta, no El Corte Inglés em V. N. Gaia e ficaram lá mais exemplares.

    Mas não escapa aos percalços típicos das edições nacionais de super-heróis: atribuem, por exemplo, a capa ao Jerome Opeña quando esta é do Dustin Weaver - está assinada e tudo; entre outros "pormenores".

    Quanto à divulgação começa mal porque mandaram o press release da colecção apenas para alguns blogs quando seria de esperar que o fizessem para todos ou pelo menos para aqueles cuja temática é mais abordada. Mas ao BD no Sótão não chegou nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André: não enviei o presse para o seu blogue porque não conheço toda a gente no meio, nem todos os blogues. Fiz na altura um apelo em grupos do Facebook para que entrassem em contacto comigo as pessoas que têm blogues da área, e recebi bastantes respostas, mas ainda não tenho a lista definitiva! De qualquer modo, já acrescentei o seu email à lista de distribuição de informação.

      Acrescento que faço este trabalho de divulgação num regime "pro bono" para a Panini, já que não está incluído nas minhas funções de Editor Assistente. Faço-o, claro, com todo o gosto, mas isso significa que por vezes tenho de "racionar" o meu tempo, já que tenho muitas outras coisas em mão. Por isso peço alguma paciência neste arranque, enquanto limamos algumas arestas.

      Eliminar
    2. Caro José de Freitas,

      Obrigado! Já recebi a informação para o X-Men nº1.

      Eliminar
  7. Acabei de comprar na FNAC do Chiado e já era o último exemplar. A minha tabacaria regular ainda não recebeu apesar de ter feito encomenda. Diz ser problema da Panini.

    ResponderEliminar
  8. Já vi a edição mas ainda não a li.

    ResponderEliminar
  9. Uma informação: existem ainda 4 exemplares na FNAC do Chiado. Apenas estão na secção dos livros de BD.

    ResponderEliminar
  10. Já agora. Já li e é uma edição excelente, com impressão e papel de muita qualidade e com traduções bastante cuidadas, Parabéns à Panini.

    ResponderEliminar
  11. Finalmente consegui encontrar os Vingadores na Press Linha do Forum Montijo(na "minha" papelaria habitual, que recebe tudo da Panini Br, não chegou nada).

    Quando á revista, só não gosto do papel da capa, é muito fino(e fico co medo que os tpbs tmb tenham uma capa deste género)..mas gostei dos textos introdutórios, das capas alternativas e das ceninhas de realidade aumentada.

    Tá uma boa edição e espero que seja pa durar por muitos anos.

    ResponderEliminar
  12. viva,
    Estou a trabalhar na Madeira e nem sempre os comics chegam cá.
    As edições de Levoir com a Marvel foram todas publicadas (com um preço mais alto).
    Já os da DC não, sorte que pedi a um familiar comprar no continente.
    Por cá são ainda publicados as ediçoes da Panini brasileira (Dc e Marvel), mas nada vingadores a vista.
    Será que pretendem publicar também na madeira? se sim espero que sejam vendidos também através da Fnac, pois é a unica forma de ter estas ediçoes com o preço do continente. Caso não seja possível lá terei de comprar com um valor acima dos 4€.
    abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...