Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

21/02/2014

Living Will #1









Wil tem 82 anos. O cão, a sua última companhia, a recordação mais palpável da esposa, acaba de morrer.
Mergulhado na solidão, deambulando entre a casa e o bar onde bebe o seu leite, não encontra mais razões para viver.
Mas, antes dessa partida que (desde o nascimento) considera inevitável, decide pôr em ordem uma série de questões que foram ficando pendentes ao longo dos anos, para poder (finalmente) morrer em paz.


(Também) reflexão sobre a velhice e a solidão, este é o primeiro de sete mini-comics que, juntos, traçarão um retrato que o argumentista (e editor) André Oliveira, promete “forte, com momentos surpreendentes”.
Para já – e não é pouco – conseguiu construir um preâmbulo que vive por si, sustentado num ritmo pausado mas de rumo definido – inevitável como a morte – em que nos apresenta o protagonista, através de um retrato assertivo que nos leva a encará-lo como se já – há mais tempo – o conhecêssemos.
Presos a Will - suspensos do desenvolvimento – vamos descobrindo o seu microcosmos e tentando adivinhar onde os seus novos propósitos o vão levar.
Graficamente muito legível, com o traço de Joana Afonso a destacar-se pela suavidade das linhas e pela expressividade, este primeiro número tem um vermelho (esbatido) como único tom, reforçando assim o registo perfilhado. Essa é uma das características desta colecção, em que cada um dos sete números assumirá uma das cores do arco-íris, de acordo com o tom narrativo adoptado.
Como senão a uma edição simples mas cuidada, fica a probabilidade (inerente a uma tiragem curta e a uma distribuição – quase – inexistente) de se perder algum dos mini-comics que irão sendo editados e o tempo (sempre demasiado longo) que inevitavelmente transcorrerá entre eles. Fica a esperança que, no final, sejam compilados num único tomo mais adequado à consistência do projecto (a manter-se o que este primeiro número apresenta) cujo texto em inglês tem como objectivo permitir mostrá-lo na sua inteireza noutras latitudes.

Living Will
André Oliveira (argumento)
Joana Afonso (desenho e cor)
Ave Rara
160 x 235 mm, 16 p., pb+1 cor
brochado, 2,95 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...