Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

08/02/2014

Leituras Novas – Janeiro/Fevereiro 2014

Os textos, quando existem, são da responsabilidade das editoras, com alteração para a grafia pré-Acordo Ortográfico da responsabilidade de As Leituras do Pedro.
Algumas das edições aqui apresentadas podem ter sido editadas anteriormente,
mas só agora tomei conhecimento delas.

Arcádia
Eusébio Pantera Negra
Eugénio Silva
Esta obra, que chegará às livrarias no início de Fevereiro, é lançada pela Arcádia, uma chancela do grupo BABEL, que nos anos 70 e 80 ficou célebre por editar grandes nomes da Banda Desenhada como Gaston Lagaffe, Cubitus, Spirou e Fantásio, entre outros.

A obra:
Eusébio da Silva Ferreira é considerado um dos maiores futebolistas mundiais de sempre. A obra de BD que agora apresentamos é uma biografia do homem e do jogador, que relata os principais momentos da vida do "pantera negra". Desde o seu nascimento em Lourenço Marques – Moçambique -, a chegada a Portugal, passando pelas suas conquistas ao serviço do Benfica e da Selecção Nacional, são ainda aqui recordados, entre outros, os momentos especiais da sua participação no Mundial de Inglaterra em 1966.

O autor:
Eugénio Silva iniciou-se na BD há cerca de 60 anos na Escola António Arroio, pela mão do mestre Rodrigues Alves. Mas não lhe permitindo a 9.ª Arte sequência de trabalho, acabou por se afirmar como ilustrador e aguarelista. Em BD, começou por publicar Amoni, no Diário de Notícias (1965), A Gruta dos 3 Irmãos, no Pisca Pisca (1970), e História Pequena do Vidro (1982), publicando depois os álbuns Matias Sándor (1983), Eusébio, Pantera Negra (1990), Inês de Castro (1994), História de Seia (1999), O Sonho do Rapaz da Boina (1999), História do Concelho de Seixal (2004) e O Crime de Arronches(2009). Colaborou, para França, em On a Retrouvé la Forêt Perdue (1991) e O Coelho Branco no livro Contos das Ilhas (1993). É ainda autor da obra Zé do Telhado (inédito), e tem em já em execução um conto de Eça de Queirós, A Perfeição.

Produto oficial SLBenfica
ISBN: 978-989-28-0078-3
Formato: 207 x 288
Páginas: 64
PVP: 13.90€


ArtePlural Edições
Big Nate
Lincoln Peirce
Será que o plano brilhante do Nate pode correr mal? Conseguirá ele enganar a terrível Prof.ª Godfrey?
E se não conseguir… irá parar ao castigo de novo?
Que ideia brilhante poderá o Nate ter para impedir que a Jenny namore com o Artur e se aperceba finalmente de que o Nate é o verdadeiro e grande amor da sua vida? E conseguirá fazê-lo a tempo da festa da escola?
Será desta vez que o Nate consegue ensinar truques ao Baboso, o cão mais inteligente do mundo (tão inteligente que se recusa a aprender truques)?
Conseguirá o Nate finalmente ser a estrela da equipa de basebol?

Lincoln Peirce é ilustrador e argumentista de banda desenhada e o criador de Big Nate.
Publica em mais de duzentos jornais nos Estados Unidos e diariamente online em http://www.bignatebooks.com/.
Big Nate é sobre o autor que vive com a mulher e dois filhos em Portland.



Gradiva
O Indispensável de Calvin & Hobbes (reedição)
Bill Watterson
Certamente indispensável para os indefectíveis da série (mas sobretudo para aqueles que ainda a não conhecem), esta nova antologia reúne as tiras dos álbuns A Noite da Grande Vingança e Progresso Científico... Uma Treta!, incluindo ainda um admirável caderno inédito com os poemas ilustrados do Calvin.


ISPA
Psicopatos: Entre loucos quem tem juízo é pato
50 tiras sobre as “Ciências” Psicológicas
Miguel Montenegro
O ISPA - Instituto Universitário expõe e lança o primeiro livro das polémicas tiras humorísticas “Psicopatos: 50 Tiras Sobre as ‘Ciências’ Psicológicas”, no dia 6 de Fevereiro, (quinta-feira), pelas 18:30h, nas suas instalações (ao lado da Estação de Sta. Apolónia).
Publicadas inicialmente no Facebook, onde são seguidas por quase quinze mil fãs, e na revista Psicologia na Actualidade esta primeira compilação em formato de livro surge por convite do Reitor Rui Oliveira como obra integrada nas comemorações do cinquentenário do ISPA, numa atitude coerente com o espírito acolhedor e progressista da Instituição.
As tiras questionam muitos dos dogmas e excessos das “ciências” psicológicas, tal como se o Inconsciente existe, se as doenças mentais são reais ou se a psicanálise é uma ciência, dando respostas sarcásticas que evidenciam as contradições nestas “verdades” absolutas ao mesmo tempo irritando muitos dos seus crentes.
O autor, Miguel Montenegro, concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica no ISPA em 2013 – tendo artigos científicos publicados em revistas internacionais ainda enquanto estudante – e foi o primeiro ilustrador português a trabalhar para a editora norte-americana Marvel Comics.
Do prefácio da psicóloga e professora Teresa Almeida Rocha, pode ler-se: “num primeiro momento sorrimos, depois reflectimos sobre dogmas, sobre saberes instituídos e voltamos a sorrir. Devagar vão-se abrindo janelas interiores, por vezes cristalizadas.”


Kingpin Books
Hawk
André Oliveira, Osvaldo Medina e Inês Falcão Ferreira
Convidamo-lo a estar presente no próximo dia 14, 6ª feira, pelas 18h, na Sala Ogival do Castelo de S.Jorge, em Lisboa, para assistir ao lançamento de HAWK, o novo álbum de BD publicado pela Kingpin Books.
A apresentação será moderada pelo editor Mário Freitas e contará com a participação dos autores André Oliveira (argumento), Osvaldo Medina(desenhos) e Inês Falcão Ferreira (aguarelas). O apoio institucional da AmbiFalco permitirá ainda a presença duma criatura muito especial e não esqueceremos também que o dia 14 de Fevereiro marca o Dia de S.Valentim, pelo que haverá surpresas para os casais.
Contamos com a vossa presença e deixamo-vos com a sinopse do livro:

"GOSTO DE HISTÓRIAS CONTADAS NA PRIMEIRA PESSOA.
AS QUE ME CONVIDAM A VESTIR OUTRA PELE.
COM A CORAGEM QUE FALTA PARA COMEÇAR DO ZERO.”
Vicente percebe que está à beira do colapso.
Sem emprego, sem uma família presente e com uma relação amorosa ainda por resolver, passa os dias em casa da sua recém-falecida avó cuja morte decidiu não enfrentar.
Quando o pai anuncia que vai deixar de poder pagar-lhe as sessões de psicanálise, sente que está definitivamente entregue às fobias de sempre. Mas, à beira de mais um fim-de-semana de reclusão, algo de inesperado acontece...
HAWK é uma história autêntica e emocionante que fala de prisão e de liberdade, onde uma pequena experiência pode significar grandes mudanças."


MMMNNNRRRG
W.C.
Marriette Tosel
Tal como em 2007, o artista Tiago Manuel arranjou à MMMNNNRRRG o contacto e o livro do alemão Max Tillman, vencedor do Prémio Titan 2010, Já Não Há Maçãs no Paraíso. Este ano Manuel fez o "link" com a belga residente nos EUA, Marriette Tosel - que curiosamente tal como Tillman - apresenta um segundo livro em Portugal. Depois de O Armário Psicótico - Boas Maneiras (Eterogémeas; 2008) Tosel brinda-nos com W.C. que não se trata de uma vulgar piadinha escatológica.
W.C. é Wonderful Choise - que em português resulta menos bem, Escolha Maravilhosa - um tratado Dada para destruir a figura do matrimónio e a relação entre homens e mulheres. Não que o livro o faça literalmente porque as pessoas com as suas ideias de caganita já o fazem por elas próprias. O retrato construído com o habitual humor dos belgas corta qualquer hipótese de redenção para esta instituição.
Com uma capa forrada a pano com um cunho prateado e 128 p. A6 a preto e branco eis um livro que não se deve perder até porque só foram impressos 700 exemplares. O texto está em português e em inglês.
PVP: 10€ (50% desconto para sócios CCC, lojas e jornalistas)








Qual Albatroz
Butterfly Chronicles #2 - Manabu
João Mascarenhas
Na segunda crónica de Butterfly Chronicles entramos no mundo de Manabu, professor universitário incansável no seu estudo do homem e da máquina.
BC é uma obra de ficção científica em estilo manga, e é o mais recente trabalho de João Mascarenhas. Uma edição exclusiva em livro digital e optimizada para o Amazon Kindle! Suporta a funcionalidade de leitura vinheta a vinheta.
Disponível aqui.


Samsung
O caso Doca 21
Ricardo Cabral

A quinta edição da TLS WebMag tem capa de Ricardo Cabral e será disponibilizada gratuitamente online na próxima terça-feira dia 4 de Fevereiro.
Este número tem como destaque o lançamento do álbum de BD HAWK escrito por André Oliveira e ilustrado por Osvaldo Medina; a apresentação de um novo artista residente, Ricardo Drumond, com amostras do seu trabalho; quatro curtas de BD originais: "The Catch" por Jorge Coelho, "Grande Carnaval" por Nuno Saraiva, "MOSES the green elf" por João Maio Pinto e "Last Supper" por André Oliveira e Pepedelrey; esboços da obra "It must be something bigger" ilustrada por Filipe Andrade segundo argumento de Bartosz Sztybor.
Até breve!
Making of http://www.youtube.com/watch?v=EDGcHtnqETA
Disponível para leitura online.


The Lisbon Studio
TLS WEBMAG #5
edição de Fevereiro/Março
A quinta edição da TLS WebMag tem capa de Ricardo Cabral e foi disponibilizada gratuitamente online na terça-feira, dia 4 de Fevereiro.
Este número tem como destaque o lançamento do álbum de BD HAWK escrito por André Oliveira e ilustrado por Osvaldo Medina; a apresentação de um novo artista residente, Ricardo Drumond, com amostras do seu trabalho; quatro curtas de BD originais: "The Catch" por Jorge Coelho, "Grande Carnaval" por Nuno Saraiva, "MOSES the green elf" por João Maio Pinto e "Last Supper" por André Oliveira e Pepedelrey; esboços da obra "It must be something bigger" ilustrada por Filipe Andrade segundo argumento de Bartosz Sztybor.
Até breve!
Disponível para leitura online.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...