Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

22/12/2013

Leituras Novas – Dezembro de 2013

Os textos, quando existem, são da responsabilidade das editoras, com alteração para a grafia pré-Acordo Ortográfico da responsabilidade de As Leituras do Pedro.
Algumas das edições aqui apresentadas podem ter sido editadas anteriormente,
mas só agora tomei conhecimento delas.

Descubra todas as propostas já a seguir.

ASA
Ardálen
Miguelanxo Prado
Se é certo que somos o que recordamos, não é menos verdade que a memória não é um registo objectivo e inalterável.
Sabela tenta reconstruir uma história, uma parte da sua história, através das recordações de Fidel, um ancião que vive perdido numa pequena localidade galega. A memória deste, porém, confunde realidade com fantasia, recordações com desejos, habitando um espaço interior cheio de fantasmas, sonhos e ilusões.
Entretanto, há outros fios que se vão entrelaçando neste processo de recuperação, outras pessoas, outras memórias. Sim, porque também somos aquilo que os outros recordam!
E nessas memórias, próprias e alheias, há amor e carinho, mas também rancores e ódios. Por isso recordar não é inócuo. E quem não recorda, não vive!
Uma novela gráfica que ganhou, em 2013, 0 Prémio de Melhor Obra Espanhola no Salão de BD de Barcelona.


Blake e Mortimer #22 – A Onda Septimus
Jean Dufaux, Antoine Aubin e Étienne Schreder
O professor Mortimer não consegue resolver o mistério da Onda Mega e o funcionamento do Telecefaloscópio de Septimus também lhe escapa. O que poderá provocar todas aquelas interferências? Poderão estar relacionadas com o desconhecido que percorre as ruas de Londres chamando por Guinea Pig?
•A conhecida série de BD franco-belga Blake e Mortimer foi lançada em 1946.
•Constitui, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno editorial: está traduzida em 17 línguas e as vendas mundiais acumuladas ultrapassam os 12 milhões de exemplares!
(Capa especial lojas FNAC)


Associação Ao Norte
O Filme da Minha Vida #14: Melancholia
Constança Araújo Amador
Baseado no filme homónimo de Lars Von Trier.


Devir
Blue Exorcist #1
Kazue Kato
Combater fogo infernal com fogo infernal!
Criado pelo padre Fujimoto, um poderoso exorcista, Rin Okumura é um jovem adolescente que nunca conheceu o seu verdadeiro pai. Um dia, uma séria discussão com o padre Fujimoto leva Rin a tomar conhecimento de um terrível segredo: o sangue de Satã, o Senhor dos Demónios, corre nas suas veias!
Rin jura combater Satã, mas para tanto vê-se forçado a entrar na misteriosa Academia da Verdadeira Cruz e tornar-se, ele próprio, um exorcista.
Conseguirá Rin enfrentar demónios e, ao mesmo tempo, manter secreta a sua linhagem? Não será fácil, sobretudo porque, ao desembainhar a espada do seu pai, esta liberta o poder demoníaco contido dentro de si!

The Walking Dead #07: A Calma Antes
Kirkman, Adlard, Rathburn
No meio de revelações e infortúnios o grupo de Rick recebe uma união feliz que cria um clima de normalidade na prisão, mas rapidamente voltam à realidade da situação em que se encontram. Uma série de eventos colocam as vidas de alguns membros em perigo e no final desta montanha russa de perigos e pequenas alegrias estão o Governador e os seus homens armados.

Death Note #07: Zero
Ohba e Obata
Depois de uma perseguição automóvel a alta velocidade, Light e a equipa de investigação capturam o Kira da Corporação Yotsuba.
Light recupera o seu Death Note, bem como todas as memórias associadas ao caderno. A sua incomparável astúcia começa a ser revelada à medida que os acontecimentos que planeou cuidadosamente, antes de ser preso, vão encaixando, lentamente, uns nos outros. A forma magistral como manipulou humanos e Shinigamis leva-o à posição mais forte que já ocupou até então.  Mas a satisfação pela vitória desfaz-se quando surge uma nova ameaça. Será que Light consegue resistir a um ataque de surpresa em duas frentes?


Imprensa da Universidade de Coimbra/Público
Uma Aventura Estaminal
João Ramalho-Santos, Inês Araújo, Luís Pereira de Almeida, Lino Ferreira, Cláudia Cavadas, André Caetano 



Kingpin Books
O Baile – 2.ª edição
Nuno Duarte e Joana Afonso
1967. Incumbido de investigar relatos macabros sobre uma horda de pescadores mortos que voltam para apavorar uma pequena vila costeira, o Inspector Rui Brás, da PIDE, é enviado para impor a sanidade e o silêncio recomendáveis, a meses de uma importante visita papal.
Acometido por medos e dúvidas quanto ao rumo da sua própria carreira, Rui descobre que os relatos sobre a vila são bem reais e o horror bem palpável. Dividido entre um padre deslocado e resignado, e uma mulher desequilibrada acusada de invocar os mortos, o inspector acaba por entrar num “baile” de actos e consequências nefastas que poderá arrastar toda a vila para um desenlace trágico.
Um ano após o lançamento, e depois da consagração nos Prémios Profisisonais de BD e nos Prémios Nacionais atribuídos pelo Amadora BD, a popular obra de NUNO DUARTE (A Fórmula da Felicidade) e JOANA AFONSO (Living Will) regressa com uma segunda edição renovada, incluindo uma nova capa e três novas páginas.
52 Páginas, cor, 26 x 18,3cm
Brochado, com badanas
11,99 €


Polvo
Rosa Delta sem Saída
Fernando Relvas
Contém as histórias Rosa Delta sem Saída, publicada originalmente na revista Tintim n.º 16-21, 23-32, 34, 38 do 13.º ano, entre Agosto de 1980 e Janeiro de 1981, e Slow Motion, publicada nos n.ºs 4 a 12 do 15.º ano, entre Junho e Julho de 1982.
Rosa Delta sem Saída representou a primeira incursão de Fernando Relvas no campo da ficção científica, através de uma história futurista, onde se antevê um futuro ditatorial e limitativo das liberdades individuais de cada qual, sob um cenário de guerra nuclear e migrações interplanetárias.
Como curiosidade, Relvas empresta aqui o seu rosto ao psicólogo ARC-Kappa, um dos condutores da acção. Graficamente, esta é uma BD de transição na carreira do autor e atesta a sua evolução posterior, já visível em Slow Motion, a história (também de ficção científica) que se segue neste livro.


Edições Online

A Filactera
Bem-vindos ao 2º número da Calafrios!, a revista de BD dedicada a histórias de terror publicadas nos E.U.A. na década de 1950. Este número traz duas novidades: uma, é a colaboração de André Azevedo (administrador do blog BD no Sotão) na apresentação das três BDs publicadas; a outra, é a publicação de um conto da autoria da até agora desconhecida “Doc” Thor T. Ure.
O André Azevedo saiu por uns instantes do seu sótão para contextualizar e apresentar resumidamente os autores publicados nesta edição, a saber, Jack Katz, Bob Powell, Howard Nostrand e Jack Cole. Era algo que fazia falta na revista e agradeço ao André a disponibilidade que teve para participar neste número.
O conto da “Doc” Thor T. Ure vem na linha do que sucedia em algumas revistas que publicavam contos em complemento às BDs. De uma assentada, os leitores tinham o melhor de dois mundos: bandas desenhadas com temas sugestivos e em cores vibrantes e também “literatura” com temas igualmente sugestivos e descrições, ahn… vibrantes!
Agradeço também à “Doc” a colaboração prestada e que, espero, seja para continuar.
Podem ler a revista online (ISSUU) ou transferi-la para o vosso computador ou tablet num dos formatos disponíveis (PDF ou CBR) clicando abaixo no atalho respectivo.
Espero que este número também seja do vosso agrado e que vos faça passar por momentos terríveis.


The Lisbon Studio
O quarto número da TLS WebMag desta vez tem capa de Nuno Saraiva e será colocada online gratuitamente esta quinta-feira dia 5 de Dezembro.
Como destaque: uma peça sobre a secção de banda desenhada na Revista Cais, uma amostra do trabalho de Filipe Andrade para o filme promocional ao The Magellan MBA pela Porto Business School, uma colaboração de Pedro Moura que escreveu BDs para Ana Biscaia e Hugo Maciel e a segunda parte da "feitura" do jogo "Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa" da Nerd Monkeys com ilustração de Nuno Saraiva (não lhe bastava ter feito a capa, ainda faz parte deste projecto e apresenta uma curta de BD auto-conclusiva nesta webmag... ah valente!).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...