Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

27/11/2013

Spaghetti- Intégrale #2 e #3

















René Goscinny (argumento)
Dino Attanasio (desenho)
Le Lombard
França, Agosto e Outubro de 2011
220 x 295 mm, 144 p., cor, cartonado
25,50 €


Se, como já escrevi aqui, sempre considerei esta uma série menor no contexto criativo do grande Goscinny e, também, de certa forma, no conjunto das grandes séries humorísticas franco-belgas, a leitura do segundo integral sublimou a boa impressão deixada pelo primeiro e deixou-me completamente rendido às desventuras do pequeno e simpático Spaghetti e do seu insuportável primo Pomodoro. O que a leitura do terceiro tomo - comprado por 5 € em saldos recentes da FNAC! – apenas veio confirmar.
Isso deve-se, fundamentalmente – e sem desprimor para o bom trabalho gráfico de Dino Attanasio - à forma como Goscinny orquestrava e desenvolvia ideias e situações aparentemente banais, acumulando peripécias, fazendo suceder os gags e as confusões a um ritmo avassalador, explorando-as até limites inimagináveis, brincando com as palavras e as expressões (aqui de forma sublime ao reproduzir o sotaque italiano dos dois protagonistas), levando ao limite o esmiuçamento das suas características intrínsecas, demonstrando porque é, ainda hoje, um dos maiores humoristas de língua francesa de todos os tempos.
Algo a comprovar, pela (re)leitura destas (ou doutras) histórias de Spaghetti, de preferência na língua original, sempre para prazer e gáudio do leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...