Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

07/11/2013

Achille Talon, um cinquentão eloquente










  

A 7 de Novembro de 1963, a revista Pilote estreava no seu número #211 aquele que é, porventura, o herói mais eloquente da BD: Achille Talon.

Caricatura do francês médio, quarentão, solteiro, de grande nariz e barriga generosa, era uma criação de Greg, aliás Michel Regnier (1931-1999), mais conhecido como argumentista de séries de acção como Comanche, Bruno Brazil ou Bernard Prince, que aqui se apresentava como autor completo.

A primeira prancha
Banda desenhada de humor, quase sempre apresentada em histórias de uma ou duas páginas, Achille Talon, que fervia em pouca água, utilizava a sua prolífera verve para dissertar, a qualquer momento, sobre tudo e mais alguma coisa, em diálogos antológicos, pondo acima de tudo o seu bem-estar e aproveitando para exasperar o seu vizinho Lefuneste, vítima frequente das suas partidas
A galeria desta série incluía também a sua noiva Virgule, o papá Talon, grande apreciador de cerveja, e a mamã Talon. O tom familiar alargou-se aos poucos e Talon tornou-se o herói da revista “Polite”, pretexto para o autor mostrar a redacção e os bastidores de uma publicação de BD.
Após escrever e desenhar mais de 700 pranchas, incluindo algumas histórias longas, em 1997 Greg cedeu os direitos da sua criação às edições Dargaud, tendo Talon sido retomado pontualmente por Widenlocher e Godard.
Esta editora, para assinalar os 50 anos da personagem, que teve uma revista de nome próprio, de curta duração, em 1975/76, lança na próxima semana a compilação Achille Talon - Le Meilleur des années 60.
Em Portugal a sua estreia aconteceu a 31 de Maio de 1969, no primeiro fascículo do 2.º ano da revista Tintin, tendo passado igualmente pelas páginas da Flecha 2000 (1978) e do Jornal da BD (1982). A Meribérica/Líber editou quase uma dezena de álbuns, a maioria dos quais na colecção 16x22.

(Versão expandida do texto publicado no Jornal de Notícias de 7 de Novembro de 2013)
 
Achille Talon e... René Goscinny

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...