Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

28/10/2013

99 séries de televisão para pessoas com pressa












Thomas Wengelewski
Editorial Presença
Portugal, Outubro de 2013
130 x 200 mm, 208 p., pb, brochado
10,00 €


Uma das marcas culturais das últimas duas, talvez mesmo três décadas, são as séries televisivas que vieram ocupar um lugar não negligenciável nos espaços de lazer da sociedade ocidental.
Com facilidade, acredito, qualquer de nós conseguirá citar rapidamente quatro, cinco, seis títulos de produções televisivas deste género que estamos a seguir ou que nos marcaram de forma especial ao longo dos últimos anos.
Todos, ou talvez não porque Thomas Wengelewski, autor deste 99 séries de televisão para pessoas com pressa parece devotar um ódio de estimação ao género.
Pelo menos, pela forma desabrida e venenosa como despacha a grande velocidade – resumidas em três vinhetas e, geralmente, outros tantos textos curtos – marcos televisivos, sejam eles dramas médicos, comédias, narrativas policiais ou de advogados, contos fantásticos, relatos românticos ou um misto de tudo isto, fazendo com que muitos deles se assemelhem mais do que a nossa memória idealizada reteve.
Se é verdade que esta obra teria ganho se o traço rápido e pouco trabalhado de Wengelewski, próximo do desenho de imprensa, retratasse mais fielmente os protagonistas das diversas séries – deve ser consumida com moderação, dividida ao longo de vários dias, para se poder desfrutar ao máximo do tom mordaz que ela assume, mas que se pode tornar repetitivo no caso de uma leitura de um só fôlego.
E se o objectivo não é comparar as nossas recordações destas séries com a visão distorcida do autor, a sua leitura conseguirá, com certeza, fazer-nos recordar muitas das produções que nos fizeram passar agradáveis horas no sofá em frente a um ecrã de televisão.

Nota final: Quem me lê no Brasil, tem também disponível esta obra, com a mesma capa, sob o título 99 séries clássicas de TV para apressadinhos, por R$ 28,00, numa edição da Galera, selo do Grupo Editorial Record.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...