Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

14/09/2013

Crise Ibérica na Mundo Fantasma

Crise Ibérica na Mundo Fantasma
Data: 14 de Setembro a 3 de Novembro
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 509/510, Centro Comercial Brasília, Avenida da Boavista, 267, Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h: Domingos e feriados, das 15h às 19h

Inauguração: hoje, 14 de Setembro, pelas 17 horas, com a presença de Ximo Abadia, Daniel Casal del Rey, Daniela Duarte e Marco Mendes.





Comissariada por Daniel Casal del Rey com obras de Álvaro Nofuentes, Carlos Pinheiro, Daniel Casal del Rey, Daniela Duarte, Diniz Conefrey, Don Rogelio, Elías Taño, Filipa Areias, Jorge Mateus, Marco Mendes, Martín López Lam, Paco Roca, Pedro Serpa, Santiago García y Pepo Pérez e Ximo Abadía.


CRISIS (del latín crisis, a su vez del griego κρίσις) es una coyuntura de cambios en cualquier aspecto de una realidad organizada.

A actual crise económica adquiriu uma dimensão internacional. A sua profunda repercussão afecta-nos a todos e assim sendo os cidadãos podem e devem opinar sobre ela. Aliás, como a crise impregna tudo, surge continuamente na nossa vida quotidiana.
Esta situação tem sido abordada de diversos pontos de vista, desde o político ao económico, desde o sociológico ao artístico. O mundo da Banda Desenhada e da Ilustração não é excepção.

Se esta crise está também designada como “ibérica” é porque muitos dos efeitos que produz são comuns em Espanha e em Portugal e, também aqui os autores os têm reflectido na sua obra.
Assim pareceu-nos muito interessante conhecer como se vive e como se expressa esta tremenda situação nas bandas desenhadas realizadas por artistas de ambos os países. 

Para lá de organizar/comissariar no âmbito de um estágio do Programa FARO GLOBAL (Fundação Geral da Universidade de Vallallolid enquadrado pela Turbina Associação Cultural), Daniel del Rey está a fazer uma série de bandas desenhadas sobre o tema com argumentos de alguns convidados (Jorge Marmelo, Ricardo Alves, David Pontes, etc.) como resultado de um processo dinamizado pela TURBINA.

(Texto da responsabilidade da organização)


Antes da inauguração da exposição, pelas 16 horas, o autor portuense Marco Mendes estará na Mundo Fantasma para autografar o seu mais recente livro, “Anos Dourados”, um conjunto de desenhos e esboços autobiográficos que o afirmam como um dos mais talentosos desenhadores nacionais do momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...