Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

15/09/2013

As 500 edições da Mônica!







As aventuras mais divertidas da Mônica #12
Maurício de Sousa Produções
Levoir/Panini/JN/DN
Portugal, 15 de Setembro de 2013
140 x 195 mm, 90 p., cor, cartonada
semanal
4,95 €


Com este volume chega ao fim a colecção que o JN e o DN, em parceria com a Levoir e a Panini Comics, distribuíram ao domingo durante 12 semanas e que continuará disponível durante mais algumas nas lojas dos dois periódicos.

Se não foram (todas) as aventuras mais divertidas da Mônica foram, sem dúvida, “algumas” das suas aventuras mais conseguidas, que mostram o porquê do sucesso – que extravasa as fronteiras do seu Brasil natal– da turma criada por Maurício de Sousa, com a vantagem de serem apresentadas numa colecção simpática no formato e no preço, cuidada gráfica e editorialmente – com excepção do “descuido” na contagem das páginas dos volumes e de uma ou outra falha na correcção das referências feitas nalgumas das histórias à numeração das páginas do volume.
E se nenhum deles me encheu as medidas, merecendo o título de “antológico”, a verdade é que todos eles incluíram histórias que facilmente entrariam no top das melhores bandas desenhadas da Mônica.

Como acontece neste número final, que retoma a BD que em 2011 preencheu a 500.ª edição da revista “Mônica”, uma conseguida viagem pela memória (histórica) da protagonista com o revisitar de algumas situações memoráveis, o recordar de momentos chaves de 50 anos de quadradinhos e mesmo uma tentativa – que se revelará falhada – de os reescrever, que já me mereceram uma leitura mais completa.


2 comentários:

  1. Manuel Caldas16/9/13 13:31

    Eu fui comprador do 1º nº da MÔNICA na altura em que saiu, lá por mil novecentos e setenta e pouco. Lembro-me de que a princípio pensei que ela, tal como aparecia na capa, seria um rapaz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Caldas,
      É verdade que a Mônica não é propriamente um exemplo de feminilidade mas daí até a confundir com um rapaz... arriscas-te a levar uma coelhada quando menos esperas!

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...