Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/08/2013

Revista de Batman roubada rendeu meio milhão de dólares












Um exemplar da revista Batman #1 foi leiloado nos Estados Unidos por meio milhão de dólares (cerca de 380 mil euros), após obter a classificação de 9,2 na escala do C. G. C. a mais alta até hoje atribuída a uma revista de BD por aquele organismo que atesta a raridade e o estado de conservação de publicações, moedas e notas.

Apesar de significativo, este valor está longe do atingido por um exemplar da Detective Comics #27, com a estreia do Homem-Morcego, que rendeu ao seu proprietário perto de 850 mil euros, há três anos.
No entanto, aquela revista, em que se estrearam o Joker e a Cat Woman, em bandas desenhadas com a assinatura de Bob Kane (criador de Batman), Bill Fingerman e Jerry Robinson, teve um percurso digno de uma história aos quadradinhos.
Há cerca de uma ano, a revista tinha sido vendida numa transacção entre particulares por 650 mil euros mas o vendedor, o advogado Anthony Chiofalo foi preso e condenado por fraude contra uma empresa, que ocorrera meses antes. Com esse dinheiro roubado, investiu em diversas áreas, incluindo na compra de revistas raras e valiosas.
Quando foi efectuada a detenção, Chiofalo acusou um dos investigadores de se ter apoderado de diversos bens entre os quais várias revistas de BD, incluindo a Batman #1. Comprovada a acusação – ele vendeu várias edições por 53 mil euros numa convenção de BD - o polícia foi preso, embora tenha sido libertado sob fiança.
Quanto a Chiofalo continua detido, pois não conseguiu reunir os 18 milhões de dólares necessários para sair sob fiança, e afirma que várias revistas de quadradinhos que possuía, no valor de 760 mil euros, continuam desaparecidas.
O dinheiro do actual leilão reverte a favor da empresa que Chiofalo defraudou.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 6 de Agosto de 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...