Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

13/08/2013

Anos Dourados







Marco Mendes
Associação Turbina e Mundo Fantasma
Portugal, Julho de 2013
290 x 215 mm, 100 p., pb
12,00 €


Depois do bom acolhimento de “Diário Rasgado”, Marco Mendes está de volta com este novo livro editado em jeito de catálogo da exposição “Maré Baixa” que integrou a XV semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Desta vez, embora o tom fortemente autobiográfico do seu trabalho gráfico continue bem patente – a maior parte dos desenhos reproduz os seus amigos, o seu local de trabalho… - em lugar de bandas desenhadas curtas temos essencialmente desenhos – soltos – embora muitos deles pudessem – possam? – servir de ponto de partida – de passagem? de chegada? – para outras tantas narrativas. Embora muitos deles, mesmo confinados a um só quadro – e, nalguns casos, que quadros! – consigam narrar/mostrar/contar muito mais do que muitos autores em páginas e páginas.
Desta forma, no apagamento – será? - voluntário do Marco Mendes narrador, servem estas páginas – antes, mas não só – para apreciarmos o Marco Mendes artista e (re)descobri-lo como um dos grandes ilustradores/desenhadores portugueses do momento, estejam diante dos nossos olhos simples – simples? - esboços, desenhos semitrabalhados ou acabamentos hiper-realistas, que revelam a sua soberba técnica a preto e branco na definição de texturas e volumes, na reprodução de ambientes, no retrato e/ou no tratamento da figura humana.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...