Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

11/06/2013

Crónicas de arquitectura









Pedro Burgos
Turbina
Portugal, Março de 2013
230 x 300 mm, 28 p., pb, brochado, com sobrecapa com badanas
7,99 €


Por vezes, os aspectos menos conseguidos de uma obra, podem contribuir para destacar o que ela tem de melhor.
De certa forma, isso aconteceu comigo em relação a este “Cróniacs de Arquitectura”, uma compilação da dúzia de crónicas desenhadas publicadas por Pedro Burgos, entre 2009-2012 no JA – Jornal de Arquitectura, a convite de Manuel Graça Dias.
E, o grande defeito é exactamente esse: são apenas 12 (+1) cartoons de página inteira que – mesmo que complementados com o esboço preparatório e um prefácio de Manuel Graça Dias – sabem a muito pouco. Não só porque são realmente poucos – não consegui escrevê-lo de outra forma! – mas porque abrem o apetite para (muito) mais… que não existe. O que - e aqui vem a vantagem... - me obrigou  a nova leitura, para tentar tirar o máximo de uma edição demasiado curta – apesar de integral!
Olhar mordaz e satírico sobre o mundo da arquitectura em Portugal, sobre este país de arquitectos, sobre os arquitectos deste país e sobre a forma como ele vai sendo – arquitectado e – construído, revelam uma inteligência, uma capacidade de síntese e um olhar impiedoso sobre a nossa realidade, o urbanismo moderno, os tiques dos arquitectos ou a situação económica, política e social do país.

Temas que ganham nova dimensão, pela forma como Burgos constrói cada um deles, aliando à legibilidade uma original, complexa e estimulante composição de página, realçando e explorando nalguns deles algumas das (imensas) potencialidades narrativas de uma simples prancha de BD.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...