Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

19/06/2013

Brasil, manifestações, direitos, violência, BD













As televisões de todo o mundo têm entrado em nossas casas com as imagens das manifestações e dos actos violentes que nestes dias fazem a actualidade brasileira.
Manifestações e violência que o mediatismo escarafuncha e esgravata, em busca de sangue e circo, raramente tentando explicar ou fazer reflectir sobre os acontecimentos.

Fábio Moon e Gabriel Bá, os talentosos autores de “daytripper”, “Quase nada” ou “10 pãezinhos”, defenderam no seu blog – em quadr(ad)inhos – o direito à manifestação – a ter opinião – sem violência.

A violência (policial) sem direitos (dos manifestantes ou nem isso…) é o tema de “Como na quinta série”, que a Balão Editorial, de comum acordo com o seu autor, DW Ribatski, decidiu disponibilizar gratuitamente online por estes dias.



São três leituras que aconselho – três utilizações diferentes, actuais e cívicas dos quadr(ad)inhos – e que ajudam a reflectir.


2 comentários:

  1. Obrigado pela lembrança sobre o livro da Balão Editorial. Além dessas três, recomendo a seguinte HQ publicada pelo ótimo "Outros Quadrinhos" http://outrosquadrinhos.com.br/hq/lapis-zen/sophie-scholl-arde-por-dentro/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Guilherme Kroll,
      A actualidade justificou a chamada de atenção para uma obra que merece leitura atenta.
      Agradeço a sua outra sugestão. É pena que estas e outras obras editadas no Brasil não cheguem aqui em Portugal e também que as edições que saem cá não cheguem aí...

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...