Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

19/04/2013

Isto é um assalto












Francisco Louçã e Mariana Mortágua (texto)
Nuno Saraiva (ilustrações)
Bertrand Editora
Portugal, Abril de 2013
150 x 235 mm, 176 p., pb,
brochada com badanas



E a crise chega à BD, ao cartoon, à ilustração…
No caso, não a malfadada e omnipresente crise que diminui o número de livros vendidos, reduz tiragens, limita edições, fecha livrarias, desemprega autores.
Antes, isso sim, a crise explicada na óptica de Francisco Louçã e Mariana Mortágua, com o traço de Nuno Saraiva a tornar mais leve e compreensível o que eles explanam.
Uma crise que já vem de longe, com antecedentes famosos e conhecidos mas outros inesperados, que passa –literalmente ou não… – pelo Titanic, a pedra de Roseta, o império de Napoleão, a Grande Depressão de 1929, o jogo do Monopólio ou a família Bin Laden.
Aquela crise que nos afecta a todos, que (quase) todos estamos a sofrer muitas vezes (quase) sem saber realmente porquê.
Nessa óptica, mesmo “descontando” a ideologia política e as opções económicas subjacente à obra, que aqui e ali parece quase um manifesto ou um pré-programa de um eventual governo de esquerda, muitos desses porquês poderão ser esclarecidos pela leitura – que aconselho – deste livro, pois muitos dos conceitos e das questões afloradas – de forma muito legível – são universais e, também por isso, preocupantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...