Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/03/2013

Chico Bento 50 anos












Maurício de Sousa
Panini
Brasil, Agosto de 2012
190 x 275 mm, 160 p., cor, cartonada
R$ 58,00 / 22,40 €



“Chico Bento é meu personagem pé no chão… e coração no céu. Autêntico, sincero, às vezes um tiquinho teimoso, está sempre ensinando e aprendendo na sua vida simples na roça”
(Do prefácio de Maurício de Sousa)

Tal como já tinha sido feito em relação ao Bidú e ao Cebolinha, os 50 anos do Chico Bento foram assinalados com uma edição especial antológica com alguns dos melhores momentos da carreira da personagem.
“Chico Bento 50 anos” – neste momento disponível nos quiosques e bancas portuguesas – abre com um pequeno dossier que traça de forma concisa, com incidência em momentos marcantes, o percurso do pequeno caipira desde o seu nascimento no papel até aos nossos dias, com destaque para a sua evolução gráfica e a reprodução da primeira tira, da primeira prancha e das capas das principais edições que protagonizou.
Depois, há uma selecção de histórias que servem de apresentação e também definem Chico Bento: simples, disponível, amigo, ecológico e com uma forma de falar inimitável!
Como extra, prosseguindo o trajecto de busca de novos leitores (e dos leitores que cresceram!) o livro fecha com uma banda desenhada a preto e branco em estilo manga, que apresenta Chico Bento adulto, já pai, mas com os mesmos propósitos e preocupações em relação ao seu mundo e aos seres que nele vivem.
A uma edição cuidada como esta é, em termos gráficos, de encadernação, impressão e acabamentos, que procura um público que está para lá do fã habitual, falta, no entanto, a identificação da data e local original de publicação de cada história aos quadradinhos, o que permitiria situar no tempo a evolução do Chico. Para além disso, enquanto documento que é, teria beneficiado com a inclusão de uma selecção mais significativa das tiras originais a preto e branco e com a reprodução integral da primeira história colorida…



2 comentários:

  1. Chico Bento é um dos meus personagens preferidos entre o Louco e Cebolinha do Maurício de Souza.
    Essas edições comemorativas são muito bacanas e formará uma bela coleção com o que já saiu e ainda irá sair.
    Deixo aqui o recdo para conhecerem minhas hq's e ilustrações em www.gibiarte.blogspot.com.
    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  2. Chico Bento é um dos meus personagens preferidos entre o Louco e Cebolinha do Maurício de Souza.
    Essas edições comemorativas são muito bacanas e formará uma bela coleção com o que já saiu e ainda irá sair.
    Deixo aqui o recdo para conhecerem minhas hq's e ilustrações em www.gibiarte.blogspot.com.
    Abraço a todos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...