Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

27/01/2013

Blogues do Ano 2012 (3)







O blog As Leituras do Pedro ficou em 3.º lugar, entre 28 concorrentes, na categoria de Banda Desenhada, no concurso Blog do Ano 2012, organizado pelo blog Aventar.
O vencedor foi o Leituras de BD, do Nuno Amado que está de parabéns, não só pelo resultado, mas por ter tido a iniciativa de incentivar os blogs desta temática a inscreverem-se o que permitiu a criação de uma categoria de Banda Desenhada.
Com as limitações que se reconhecem à iniciativa – e que aceitei no momento em que fiz a minha inscrição – que apesar de tudo considero meritória, muito há a corrigir para o futuro: as principais questões, na minha óptica, são o sistema de votação que está longe de ser perfeito (e não havendo nenhum perfeito, haverá outros menos imperfeitos que o actual…) e a inexistência de qualquer controle sobre as inscrições por parte da organização, o que permitiu a ausência quase absoluta de BD entre os conteúdos de um dos cinco finalistas da categoria de Banda Desenhada e a inscrição de um outro dedicado exclusivamente ao… cinema de animação! Se para quem vota certamente já é difícil comparar um blog sobre BD (como As Leituras do Pedro ou o Leituras de BD) com outros de publicação de BD (como o excelente Margem Sul, do Pedro Brito) o que dizer de uma situação destas…
Mas como o texto já vai mais longo do que desejava, para abreviar caminho, se num concurso se entra (antes de tudo) para ganhar - e não foi isso que me aconteceu – a verdade é que os dois propósitos que anunciei no início se cumpriram: contribuí para a criação de uma categoria de BD nesta iniciativa e esta participação permitiu uma maior visibilidade ao trabalho que diariamente aqui desenvolvo, como foi visível no incremento significativo de seguidores e de visitas diárias. Para além disso, as diversas “declarações de voto” que fui recebendo ao longo deste último mês, foram o melhor de tudo, em especial uma cujo nome do autor (consagradíssimo de BD) não vou desvendar, mas que por si só valeu a minha participação.
Resta-me dar as boas vindas aqueles que aqui chegaram de novo, esperando poder encontrá-los por aqui muitas vezes e, mais uma vez, agradecer a todos que votaram em As Leituras do Pedro.
Eu continuo por aqui com propostas de boas leituras!

14 comentários:

  1. Parabéns Pedro pela boa posição do As Leituras do Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui!
      Obrigado pelo apoio!
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Jorge Fernandes28/1/13 21:24

      Pedro,
      parabéns por uma boa prestação. A posição peca, obviamente por escassa.
      Para o ano haverá mais, e entretanto, o bom trabalho está(rá) aqui! ;)

      Eliminar
    3. Boa noite Jorge,
      Obrigado pelas palavras elogiosas e pela confiança!
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Parabéns Pedro mas...
    Não querendo diminuir o mérito do trabalho de outros, para mim este é o melhor blog sobre BD em Portugal e merecia melhor posição!

    ResponderEliminar
  3. Merecias estar dois lugares acima ;)

    ResponderEliminar
  4. Tiveste o meu voto! (várias vezes...)

    ResponderEliminar
  5. André, Hugo, Ricardo,
    Obrigado pelas vossas palavras e pelo vosso apoio; é isto que me ajuda a continuar!
    Um grande abraço e... boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Pedro,
    Pelo fair play de quem sabe que quando se entra num jogo há sempre o risco de não acabar em 1º lugar.
    Há quem fale fale... mas não tenha tido coragem nem de concorrer, por saber que, à partida, nem à final chegavam.
    Beijo d'enxofre

    Nota: E sim, merecias ter ficado pelo menos um lugar acima, aquele Alegrias e Alergias (ou o contrário) nem devia estar inserido no tema BD.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não fiz post sobre isto, mas desde já gostaria de te felicitar por teres concorrido e gostaria que tivesses ficado um lugar acima.
    O objectivo primeiro era a divulgação e a criação de uma categoria para a sempre esquecida Banda Desenhada. Foi amplamente conseguido com uma muito boa participação de 28 blogues, aparte de alguns que não são 100% BD que entraram e que acabaram por passar à fase final. Mas disto falarei no post.
    Espero que para o ano categoria BD apareça por defeito nas listas a concurso, e se isso não acontecer lá estarei pelo menos eu para fazer com que isso aconteça, mesmo que eu já tenha decidido que para o ano não participarei. É minha opinião de que quem ganha não participe no ano seguinte.
    Obrigado pelo teu fair play!
    Já agora, acho que te enganaste neste parágrafo:
    "Resta-me dar as boas vindas aqueles que aqui chegaram de novo, esperando poder encontra-los por aqui muitas vezes e, mais uma vez, agradecer a todos que votaram em As Leituras de BD."
    Não quererias dizer As Leituras do Pedro?
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Diabba,
    É a minha postura habitual...
    Mas discordo de ti, acho que devia ter ficado dois lugares acima! ;)

    Nuno,
    Parabéns, agora "pessoalmente"!
    E o mesmo para ti: discordo, gostava de ter ficado dois lugares acima! ;)
    Quanto ao parágrafo, tinhas razão, já corrigi... Foi do adiantado da hora... ou um sarcasmo involuntário! ;)

    As dois, boas leituras... que até podem ser em conjunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol Claro que discordas :P
      :D
      (Eu também discordaria...)

      Abraço

      Eliminar
  9. Parabéns, Pedro, pela honrosa classificação obtida, logo à primeira participação num concurso que pode ter tido várias falhas, mas teve o mérito de se realizar, o que num país de poucas ideias e poucas iniciativas culturais, já não é nada mau!
    Espero que para a próxima "As Leituras do Pedro" alcance, como merece, a almejada meta!
    Também quero dar os parabéns ao Nuno Amado, não só por ter ganho com inteira justiça (nestas coisas, como em todos os "campeonatos", só pode haver um vencedor), mas também por ter sido graças a ele que a categoria Banda Desenhada não foi relegada ao esquecimento pelos organizadores do concurso. O que não deixa de causar algum espanto... já que a BD é uma Arte universal desde os primórdios do século XX (e até podemos recuar mais algumas décadas)!
    Por outro lado, não vejo nenhuma razão para que o "Leituras de BD" deixe de participar no concurso do próximo ano, só por ter ganho desta vez. Era como se o Benfica ou o Porto, presumíveis vencedores do campeonato em 2013, fossem excluídos (ou se excluíssem) do próximo por terem sido vencedores. Não faz sentido... pois num concurso desta natureza todos partem com as mesmas vantagens, exceptuando os "intrusos" numa dada categoria, que, por deficiências da organização, falseiam as regras do jogo.

    Abraços do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Magalhães,
      Obrigado pelas suas palavras, é sempre uma honra encontrá-lo por aqui.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...