Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

18/11/2012

Tex #481


Marcas do Passado








Boselli (texto)
Piccinelli (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Novembro de 2009)
135 x 178 mm, 114 p., pb, brochado, mensal
R$ r,90 / 2,90 €



Resumo
Após simular um assalto a um banco, Tex consegue juntar-se ao bando de assassinos de Nacho Gutierrez, para descobrir o que faz nele o seu velho amigo Montales.
Um terrível segredo vindo do passado ameaça no entanto colocar-se entre os dois homens.

Desenvolvimento
Actualmente nas bancas portuguesas (pelo menos durante mais 15 dias!), este é o primeiro tomo de um díptico que leva Tex de novo ao México e a reencontrar o seu amigo Montales.
O traço de Piccinelli, cumpre bem o seu propósito, demonstrando um bom domínio de uma técnica contrastada de brancos e negros e grande à vontade quer no retratar dos extensos cenários desérticos, quer no tratamento da figura humana, bem proporcionada e de rostos expressivos.
Quanto a Boselli, apresenta um western bem escrito, que foge a uma estrutura clássica pois vai avançando ao ritmo dos diversos flashbacks que vão complementando a trama principal e vão fornecendo ao leitor os elementos necessários para perceber as motivações dos vários intervenientes.
Isto, sem nunca levantar completamente o véu que encobre o passado nem mostrar claramente para onde se dirige a narrativa no tempo actual.
Daí resulta uma trama bem urdida, com um elevado grau de suspense, onde as diversas tensões latentes se vão adensando e prendendo o leitor que, no final deste tomo, após alguns relatos inquietantes e uma aparição fantasmagórica fica sem saber do destino de Tex e Montales, acabados de cair numa impetuosa corrente subterrânea, pois a história – evocando uma situação recorrente que acompanhou o crescimento de muitos de nós, protelando para a semana, o mês, o número seguintes a continuação da leitura – só conclui no Tex #482 – Os sinos de São Rafael, que estará nas bancas já em Dezembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...