Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

03/07/2012

Web Trip











De saída de Lyon, em busca de inspiração e de si próprio, Jules, na véspera de um périplo por diversas cidades europeias, conhece a bela Romane e decidem partir juntos.
Este é o ponto de partida de “Web Trip”, uma banda desenhada digital colaborativa, actualizada semanalmente com um novo episódio.

É um projecto do festival francês Lyon BD, que convidou uma dúzia de autores de nacionalidades diferentes para a desenvolverem, entre eles o português Ricardo Cabral, cujo episódio, o sétimo, já está online. Como única imposição surge a obrigação de cada criador localizar a acção do seu episódio na sua cidade natal e no seu ambiente próprio, surgindo por isso Lisboa como um dos locais visitados pelo casal, bem como Lyon (retratado por Jerome), Barcelona (Efa), Varsóvia (Krzysztof) ou Lausanne (Becquelin).

A par da deambulação pela Europa, encontros com antigos conhecimentos e a procura da arte que ambos apreciam e praticam, entre os dois vai-se desenvolvendo uma relação com avanços e recuos – bem à imagem dos tempos actuais – enquanto ambos procuram a sua verdadeira identidade.
O tratamento dado a cada episódio é diferente, de acordo com a sensibilidade, opções estéticos e estilos narrativos de cada um dos autores empenhados no projecto, o que o torna algo desequilibrado e revela algumas descontinuidades, quando lido de enfiada, mas não retira mérito a cada uma das abordagens consideradas de forma independente.
Os originais e os desenhos preparatórios de alguns dos episódios estiveram expostos em Lyon até 29 de Junho, mas o projecto não se esgota aqui, pois os autores – profissionais ou não – que o desejarem poderão propor novos episódios protagonizados por Jules e Romane ou por qualquer das personagens secundárias com quem se vão cruzando, desde que ambientados nas suas cidades natais.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 18 de Junho de 2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...