Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

27/03/2012

María e Eu





  





María Gallardo e Miguel Gallardo (argumento e desenho)
ASA (Portugal, 20 de Março de 2012)
170 x 250 mm, 64 p, preto, branco e vermelho, cartonado
15,00 €


Algures entre o texto simples, o texto ilustrado e a narrativa sequencial, numa combinação equilibrada dos três, “María e Eu” é uma viagem – a um tempo terna e incómoda – pela relação entre Miguel Gallardo e a sua filha María, de 12 anos, que é autista.
Narração de uma semana de férias passadas por pai e filha nas Canárias é, antes de mais, um relato emocional – e emotivo – a que é impossível ficar indiferente.
Desde logo, pela sua sinceridade. Porque Miguel, para descrever as situações vividas, tanto usa humor, como ternura, indiferença ou mesmo raiva (em relação aos que não conhecem ou não percebem a doença de María).
Porque, aos nosso olhos, Miguel revela-se profundamente, despoja-se do escudo protector que tantas vezes ostentamos, partilha com o leitor a sua experiência real, tenta mostrar como é, o que sente, o que vive, o que recorda alguém que é autista.
Mas fá-lo sem qualquer tom documental ou pedagógico - que normalmente servem apenas para afastar leitores - optando antes por uma narrativa íntima e sensível, que toca, que choca – pelo nosso desconhecimento -, que incomoda – perante as reacções adversas, porque pensamos quantas vezes já reagimos assim -, que alivia – por não termos de viver o mesmo -, que enternece – pela relação forte que Miguel e María revelam.
Por isso, este é um daqueles livros a que é impossível ficar indiferente. Não tanto pelas suas qualidades literárias ou artísticas, mas pelo seu tom profundamente humano.


4 comentários:

  1. Um livro que vou estar atento. O que me espanta foi a Asa ter editado. A Maria José Pereira de vez em quando lá vai cometendo uns delírios interessantes.

    Lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili,
      O livro vale bem essa atenção.
      E se nem sempre acerta, devemos à Maria José muitas e boas surpresas nos últimos anos.
      Boas leituras... atentas!

      Eliminar
  2. 15 euros parece-me bastante puxado para um livro com as caracteristicas técnicas apresentadas

    ResponderEliminar
  3. E tem toda a razão! Melhor comprar o original espanhol, por menos 3 euros...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...