Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

22/03/2012

Leituras Novas

Março de 2012

ASA
Maria e Eu
Miguel Gallardo e María Gallardo
2 de Abril – Dia Mundial da consciencialização do Autismo
Maria vive com a sua mãe, May, nas Canárias, a 3000km de Barcelona, onde vive Miguel Gallardo. Às vezes, Miguel e Maria vão juntos de férias passar uma semana de férias  a um resort na ilha Gran Canaria, um cenário pouco comum para receber entre os seus hóspedes um pai só com uma filha de catorze anos, que sofre de autismo.
Esta história é um relato original e cheio de humor, ironia e sinceridade sobre como se convive com uma deficiência e que, em 2010, serviu de guião a um documentário cinematográfico com o mesmo nome.
Esta obra valoriza de uma outra forma as pequenas vitórias de um universo muito especial, onde os sentimentos são expressos de modo espontâneo e cheios de ternura.
Lucky Luke - Fingers
Morris  e Lo Hartog van Banda
Fingers é um mágico que tem a mania de roubar.
Vai parar à prisão onde encontra os irmãos Dalton, acabando os cinco por fugir.Graças a Lucky Luke são capturados mas, por ordem do Governador, Fingers sai em liberdade e Lucky Luke passa a ter a árdua tarefa de vigiar os hábeis dedos do mágico…
É neste álbum publicado em França em 1983, que Lucky Luke troca pela primeira vez o seu cigarro por uma palhinha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), recebendo em 1988 em Genebra uma medalha, pelas jornadas mundiais sem tabaco.

Booktree
Garfield – A Crise
Manual de Sobrevivência
Jim Davis
Este é um livro para todos: adultos e jovens responsáveis, pais e filhos. Muito útil e actual, ensina de forma simples e inteligente, pequenos truques para poupar e enfrentar a actual crise sem perder a cabeça.
Poupar é hoje a palavra de ordem e pequenos gestos no nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença ao final do mês no orçamento familiar em tempos de austeridade.
Estão aqui reunidas as melhores dicas para todos em casa porem em prática: como poupar nas compras de supermercado, nas deslocações, nas férias, nos momentos de lazer e diversão, no consumo doméstico, nas despesas de saúde, etc.
Garfield – o Gato mais famoso do mundo, mostra que poupar é possível e, grão a grão, enche o Gato o papo! 

Polvo

Paulo Monteiro
Este é o primeiro livro de banda desenhada de Paulo Monteiro. Reúne um conjunto de histórias curtas efectuadas entre 2005 e 2010 e mostra de forma clara e concisa o percurso de maturação de um autor que vive intensamente as histórias que conta e desenha.  
Distinções
Melhor Álbum Português, atribuído pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2011.
Melhor Publicação Independente, atribuído pela Central Comics, em 2011. 
Da imprensa escrita
(…) embora estas histórias tenham a forma de um livro, elas são definitivamente o rosto de um homem. João Morales, Os meus livros
(…) um labor de figuração que alcança a excelência em vários momentos (…) Sara Figueiredo Costa, Ler
Uma bela surpresa (…) João Ramalho Santos, JL
Uma obra visceralmente sentida? Sem dúvida alguma. Luiz Beira, Diário do Alentejo 
Da Blogosfera
(…) uma sensibilidade e uma capacidade de transmitir aos seus relatos um tom poético, íntimo, frágil, que raras vezes tenho encontrado em BD. Pedro Cleto, As Leituras do Pedro
(…) uma obra comovente, que ultrapassa os limites da banda desenhada (…) Artur, Intergalacticrobot
(…) a obra de Monteiro pauta-se por uma genuína entrega (…) Pedro Vieira de Moura, LerBD 

Santa Casa da Miseriocórdia do Porto
História da Misericórdia do Porto em Banda Desenhada
Germano Silva e Pedro Pires
Da autoria do jornalista e historiador Germano Silva e do ilustrador Pedro Pires, a História da Santa Casa da Misericórdia do Porto em banda desenhada, concebida para o público juvenil, descreve os factos mais importantes da instituição, desde a sua fundação em 1499.
A História conta com um narrador, “O Tripinhas”, que será a ponte entre os factos históricos e os leitores.
O primeiro volume desta obra já foi publicado e está a ser distribuído, com o apoio da Porto Editora, pelos alunos das escolas do Ensino Básico da cidade do Porto. A edição em braille também já se encontra disponível para as escolas.


Edição de Autor

Manegas, o Indignado
Uma compilação 2008-2011
Pedro Manaças





Tempos Medievais D. Afonso Henriques
Rui Dias Sena
(Os textos são da responsabilidade das editoras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...