Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

11/01/2012

Leituras para 2012


Neste início de ano, As Leituras do Pedro questionaram muitas das editoras que costumam editar banda desenhada em Portugal, sobre o seu plano editorial para 2012, no que aos quadradinhos diz respeito.
Eis, por ordem de chegada, as (poucas) respostas já recebidas.


Libri Impressi
(e a espanhola Libros de Papel, ambas de Manuel Caldas)

O que haverá este ano, com certeza absoluta, será o 4º tomo do Lance, que já está metade restaurado.
Haverá também, em castelhano, mais dois volumes da edição uruguaia do Príncipe Valiente e, se o trabalho correr sem demasiadas dificuldades, o primeiro de Casey Ruggles.


Kingpin Books
Para já, estão previstos dois livros: "O Baile", do Nuno Duarte e da Joana Afonso, para Abril ou Maio, e um novo, ainda a anunciar, do David Soares e do Pedro Serpa, para Outubro.

Pedranocharco

Garantidos, para já, só mesmo os BDjornal #29 (em
             Maio) e #30 (Outubro).

Gradiva

O plano editorial ainda está em esboço mas os títulos já confirmados são Ook and Gluck, de Dav Pilkey, autor do Capitão Cuecas, e Logicomix, de Apostolos Doxiadis, que deverá sair em Outubro. Continuará também a publicação da série Zits.


Associação Tentáculo
A Associação Tentáculo pretende editar em 2012, a Zona i1 (um número em inglês, de forma a estar mais acessível a um publico internacional) que não será impresso, será publicado num site de print on demand.
Pretende igualmente lançar a Zona Manga (talvez se chame Zona Nippon, mas ainda não está decidido). A ideia não é que este número seja manga puro, mas que tenha trabalhos inspirados na cultura asiática em geral e na japonesa em particular, e de preferência, que essa inspiração seja notória no traço.
Por fim vai lançar uma Zona (talvez Zona Desenho) numa trienal de desenho que terá lugar mais para o fim do ano. Os autores nesse número irão fazer uma BD de duas páginas tendo mais 3 páginas para entrevista e imagens do trabalho em progresso e discussão de técnicas.
Talvez possam surgir umas surpresas pelo meio, mas isto é o que está já estabelecido.

1 comentário:

  1. Finalmente alguém que faz critica em Portugal e não se limita a fazer fazer bajulação aos autores:


    http://nonoexpress.wordpress.com/2012/01/05/as-coisas-mais-parolas-do-ano-de-2011-pelos-parolos-da-nono-express/http://nonoexpress.wordpress.com/2012/01/05/as-coisas-mais-parolas-do-ano-de-2011-pelos-parolos-da-nono-express/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...