Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

01/01/2012

2012

2011 foi um ano bom para mim. A vários níveis. E também no que à banda desenhada diz respeito – com certeza aquilo que mais interessa a quem visita este blog – sem que isso questione outros aspectos e valores, alguns sem dúvida bem mais importantes.
Durante o ano que terminou li mais histórias aos quadradinhos do que alguma vez tinha feito. Algumas centenas de títulos, vários (muitos?) milhares de páginas. Em português, francês, espanhol, brasileiro e inglês. Em revistas, recolhas, compilações, livros, álbuns, integrais, fanzines, webcomics e/ou o que mais lhes queiram chamar.
Dessa forma, pude partilhar neste blog algumas centenas dessas leituras. E algumas dezenas de iniciativas com elas, de alguma forma, relacionadas,
Por isso, a todos que de alguma forma contribuíram - escrevendo, desenhando, colorindo, legendando, editando, organizando, divulgando histórias aos quadradinhos - o meu sincero muito obrigado pelo que fizeram e por o terem feito chegar até mim.
Agora começa 2012. Com (muitas?) nuvens negras que alguns (demasiados?) teimam em colocar no nosso horizonte, para ensombrar o ano que mal se iniciou. Temendo que elas venham a escurecê-lo demasiado, parafraseando uns gauleses célebres, anseio que amanhã não seja a véspera do dia em que tal acontecerá.
Por isso, também por isso, aos leitores destas Leituras do Pedro – renovadas no aspecto, mas continuando com as mesmas bases e princípios que as têm balizado – e a cada um daqueles que cria, edita, divulga histórias aos quadradinhos, desejo que cada amanhã seja melhor do que o hoje, concretizando (também) todas as leituras que cada um quiser.
Quase nada #136 - Fábio Moon e Gabriel Bá

7 comentários:

  1. Espero que tenhas tido boas entradas!
    O aspecto do blogue está bastante melhor, respira melhor!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Viva Pedro Cleto
    Enorme e precioso trabalho em prol da BD (ou das HQ, tanto faz) o deste blogue. Mudou o visual? Está mais sóbrio, o que não significa necessariamente melhoria, aliás parece-me pormenor irrelevante, o que conta é o exaustivo e excelente conteúdo.
    Felicitações, e continuação deste bom trabalho de crítica e divulgação em 2012, são os meus votos.
    Geraldes Lino

    ResponderEliminar
  3. Honestamente Pedro, não me parece que tenha sido uma boa melhoria esta alteração visual.

    Pessoalmente não sou adepto do cinzentismo :-) e nota-se claramente que ainda não manobras bem as ferramentas do blogger. Fala um especialista :-)

    Se algum conselho te posso dar em termos visuais, aconselho-te um template em que o branco fosse a cor dominante.

    Um abraço
    Bom ano

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/1/12 12:18

    A sobriedade tem como qualidade a clareza, o fundo preto – que muitos prezam, faz doer os olhos a quem lê, sobretudo com letras brancas – mas Pedro, se aplaudo o cinzento, que até é um belo cinzento, o texto a cinzento claro tem por sua vez menos leitura... Ou faz um cinzento ainda mais claro ou mete o texto a branco e as datas e nomes num amarelinho claro, se quiser, para distinguir... Apreciei a rubrica das próximas leituras. Aceite, por favor, a humilde opinião de uma grafista, com beijinhos desejo-lhe um ano cheio de... boas leituras...! Catherine Labey

    ResponderEliminar
  5. Pedro continuaçao de um excelente trabalho e um feliz 2012.
    cumps,

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Pedro, assim é que se começa o ano! Muda-se alguma coisa (e o blogue ficou bem melhor, convenhamos) e temos sempre a esperança de que estamos a contribuir para mudar o Mundo. O problema é que o Mundo está-se nas tintas para nós. Mas somos persistentes, lutamos sempre, até que a vaca tussa. Se não tossir, voltamos à carga. Nestas alturas lembro-me sempre daquele poema do Mandela, "Invictus". É isso, também somos um bocado assim, à nossa pequena escala. E desculpa lá este "nós", mas refiro-me a todos os que persistem em afirmar a BD como algo que vale a pena. Vai haver de novo um festival de BD no Porto, lutemos também por isso.
    Um Bom Ano de 2012 para ti, se for possível!

    ResponderEliminar
  7. A todos,
    Só o facto de ter tido estes comentários, já justificou a mudança. É este feedback que muitas vezes me faz falta...
    Obrigado pelos elogios e pelas críticas. E claro está, já sabia que não ia agradar a todos…

    Bongop,
    Sendo suspeito, concordo contigo. Acho que o conjunto ficou mais leve.

    Lino:
    Também concordo que o conteúdo é o mais importante mas, tal como numa BD, se o aspecto gráfico não agradar, corro o risco de ninguém ler o que escrevi.

    Paulo Azevedo,
    Tons cinzentos e cinzentismo são coisas diferentes. Reconheço as minhas limitações técnicas informáticas, mas ler e escrever são a minha prioridade.
    Posso dizer-lhe que comecei pelo modelo branco, mas rapidamente desisti dele…

    Catherine,
    Todas as opiniões são válidas, aceito todas as críticas. Eu estava algo cansado do modelo anterior, mas o actual ainda irá sofrer alguns ajustes durante os próximos dias, assim eu consiga tempo para isso!

    DrMakete,
    Obrigado.

    Machado Dias,
    Mudei primeiramente para mim, reconheço, mas também para despertar um novo olhar por parte de quem já me lê.
    Pugnar pela BD, é algo que faço há já algumas décadas, sem abdicar de alguns princípios que considero fundamentais: qualidade, rigor, respeito por autores e público. Tudo o que aqui encaixe, terá certamente o meu apoio e divulgação.

    A todos,
    Um óptimo 2012, também com muitas e boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...