Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

19/11/2011

One Week

Isabel Baraona
Ao Norte (Portugal, Novembro de 2011)
105 x 148 mm, 36 p., pb, brochado com badanas

“One Week”, de Isabel Baraona, o décimo primeiro e último livro do projecto O Filme da Minha Vida, é apresentado hoje, às 17h30, no Espaço AO NORTE, na Praça D. Maria II, em Viana do Castelo. Na ocasião será também inaugurada uma exposição com os originais da autora que ficará patente ao público até 31 de Janeiro de 2012.
Meia hora antes, às 17h, no Auditório dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais, será projectado o filme homónimo de Buster Keaton, que Isabel Baraona evoca nesta obra, que conta com prefácio do crítico de BD Pedro Moura.
“One Week”, uma curta-metragem muda de apenas 19 minutos datada de 1920, conta a história de um casal, interpretado por Buster Keaton e Sybil Seely, que recebe como presente de casamento uma casa do género “faça você mesmo”, mas cuja construção vai apresentar dificuldades inesperadas que os dois conseguem ultrapassar com imaginação e criatividade.

A colecção O Filme da Minha Vida, iniciada em Maio de 2008, resultou de um desafio lançado pela Associação Ao Norte a ilustradores e autores de BD portugueses para produzirem um mini-álbum, a preto e branco, inspirado num filme cuja visualização de alguma forma os tenha marcado. Pelas suas páginas passaram nomes como João Fazenda, Miguel Rocha, Filipe Abranches ou Luís Henriques, inspirados por películas de Sergio Leone, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock, Roman Polanski, Luis Buñuel ou João César Monteiro.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 19 de Novemrbo de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...