Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

15/09/2009

Sugestão de Leitura: Wednesday Comics

Vários autores
DC Comics (EUA, Julho/Setembro de 2009)
175 x 250 mm, papel jornal, cor

Vai contra os meus princípios, mas confesso-me rendido a estes Wednesday Comics, que aconselho mesmo sem ler, apenas pelo prazer de apreciar a arte exposta em gigantescas pranchas (350 x 500 mm), que se revelam uma vez desdobrada duas vezes a publicação. Porque o princípio que presidiu à sua criação foi evocar a “grande banda desenhada” clássica, que os jornais norte-americanos publicavam aos domingos nos anos 30, 40 e 50 do século passado, nuns imensos 50 x 70 cm. Daí, tabém, a opção pelo papel de jornal.
S(er)ão 12 números, publicados à quarta-feira desde 8 de Julho, com 16 enormes páginas a cores, com a nata dos heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, etc. – em histórias autónomas, desligadas de sagas e confusões de universos paralelos, assinados por alguns dos maiores nomes do momento: Brian Azzarello, Eduardo Risso, Paul Pope, Neil Gaiman, Dave Gibbons, Kurt Busiek, Kyle Baker, Adam e Joe Kubert, entre outros.
Voltarei a eles, quando completar a colecção e ler todas as histórias.

4 comentários:

  1. Manuel Caldas15/9/09 18:03

    Caríssimo PC:
    Duas coisas não percebo:
    1- Porque é que escreves no início: “vai contra os meus princípios”? Referes-te ao facto de recomendares sem ainda teres lido? Se assim é, não estás a fazer mal recomendando “Wednesday Comics”, pois é bem claro que o estás a fazer pelo aspecto visual.
    2- Porque é que referes dois tamanhos: 35 x 50 e 50 x 70? É lapso? É que o (mais) certo como tamanho dos suplementos dominicais é 35 x 50.

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Caldas,
    Obrigado pela visita e pelos comentários.
    1. Sim, referia-me ao facto de sugerir a publicação apenas pelo seu aspecto visual. Em condições "normais", acho que não deve haver separação entre o argumento e o desenho - a BD existe e funciona enquanto todo. E também acho mais importante a qualidade da história do que a beleza da arte. A primeira vende uma série, a segunda apenas o primeiro volume...
    2. O tamanho 35x50 é o dos páginas (abertas) dos Wednesday Comics; o 50x70 é o tamanho máximo que atingiam os jornais norte-americanos, embora o 35x50 fosse o mais habitual.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Manuel Caldas19/9/09 15:08

    Como não tenho esta edição, não sei o que te terá induzido em erro, mas disto tenho a certeza: 50 x 70 não era o tamanho máximo que atingiam os jornais norte-americanos. Este seria o tamanho de duas páginas. Digamos que o tamanho medio da página era o de 35 por 50.

    ResponderEliminar
  4. Caro Manuel Caldas:

    Rendo-me ao especialista! Estava convencido que tinha lido algures sobre o formato 50x70, quando fiz uma pesquisa sobre o tema, mas se tu afirmas o contrário, só me resta aceitar o meu erro!

    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...