Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

20/09/2009

Romance da Raposa

Artur Correia (argumento e desenho)
a partir da obra de Aquilino Ribeiro
Bertrand Editora (Portugal, Setembro de 2009)
166 x 245 mm, 220 p., cor, capa cartonada

Na moda (de novo…) nos mercados francófonos e norte-americano, a adaptação em banda desenhada de obras literárias, quase sempre clássicas, vai tendo também alguma expressão entre nós. Um dos (bons) exemplos recentes é este “Romance da Raposa” em que Artur Correia transpõe para a 9ª arte o romance homónimo de Aquilino Ribeiro, depois de já o ter usado como base para uma (celebrada) série de desenhos animados de 13 episódios, nos anos 80.
Transpõe ou adapta, sim, o que pressupõe a introdução de diversas mudanças e alterações ou não surja a obra agora num meio narrativo com características próprias, completamente diferente da literatura, o que implica que o labor do argumentista/desenhador vá bem mais além do que o de simples ilustrador, que é o que vem referido na capa deste (belo) livro (enquanto obra e enquanto objecto) – pois é esse o formato escolhido pela editora, que até beneficia o traço de Correia.
Mantendo o espírito da obra, um conto para crianças protagonizado pela raposa Salta-Pocinhas, astuta e sagaz, que ao longo de toda a existência consegue enganar homens e bichos, sempre com o propósito de encher a barriga, Artur Correia, um dos poucos cultores de banda desenhada infanto-juvenil e humorística em Portugal, com a mestria que se lhe reconhece, transformou-a numa sequência gráfica narrativa desenvolta, ritmada pela planificação e pelos diálogos, concisos e do tamanho ajustado, a que se pode apontar apenas a opção (sempre discutível) de manter alguns termos e construções frásicas, hoje em desuso...
A isso, acrescente-se um traço expressivo, ágil, dinâmico – onde se notam influências do percurso paralelo do autor no cinema de animação – e, acima de tudo agradável e atractivo, recheado de pormenores divertidos, que contribui para fazer desta uma obra de leitura agradável e muito aconselhável, para miúdos… e graúdos!

A reter
- O ritmo, a vivacidade, o humor, a legibilidade...

Menos conseguido
- Numa edição cuidada e com óptimo aspecto, é de lamentar a omissão da biografia e da bibliografia do autor.

Curiosidade
- A primeira versão (incompleta) em banda desenhada do “Romance da Raposa” iniciada por Artur Correia, tinha como base os desenhos utilizados no desenho animado.
- Apesar de se intitular “Romance da Raposa”, na net é possível encontrar fotos de uma capa em que se lê “O Romance da Raposa”, inclusivé no site da editora.

(Versão revista do texto publicado no suplemento In’ da revista NS, distribuída aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

12 comentários:

  1. Anónimo2/1/10 19:30

    Considero esta obra extraordinária, quer pelo perfil psicológico, actualizadíssimo da Salta-Pocinhas, quer pela riqueza lexical que todo o corpo textual evidencia, potencializado pelas imagens poderosas, movimento, humor, sarcasmo, desembaraço, ... Adorei!!!

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida um excelente álbum e um dos grandes lançamentos de 2009.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. acho o libro um poco fixe. digo isto porque não é daqueles libros que se lê um bocado e se quer ler mais. :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/9/13 19:00

    É um livro fantástico e está esgotadíssimo!
    Com um rigor de linguagem e um traço que fazem jus a Aquilino Ribeiro.
    Notifiquem a editora (para verem que há gente interessada)
    http://www.bertrand.pt/ficha/?id=2108198


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem conseguido, sem dúvida, caro Anónimo!
      E, apesar de tudo, é bom que tenha esgotado! Venha lá uma nova edição!

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Oh! não vai lá dar...
    Fica aqui este link a ver se dá
    http://www.livebinders.com/play/play/906199?tabid=482d468c-7b33-d0de-0ccb-3c77b81fff76#anchor

    Romance da Raposa ;-)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Pedro! Estou a fazer a Tese de Mestrado em ilustração e o meu projecto incide sobre o "Romance da Raposa" de Aquilino Ribeiro.
    Gostaria de utiizar as imagens que apresenta neste texto, será que me poderá indicar o autor ou a quem estão atribuidas por favor?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria Petracchi,
      Conforme indicado na ficha técnica que abre o texto, as imagens apresentadas são da autoria de Artur Correia e extraídas da sua versão em BD do Romance da Raposa, editada pela Bertrand em 2009.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...