Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

13/09/2009

11/9 – Aquele Onze de Setembro

Nuno Duarte (argumentos)
Jorge Coelho, Patrícia Furtado e Ricardo Venâncio (desenho)
Jornal i, 11 de Setembro de 2009

Confesso que contava terminar esta série de posts com bandas desenhadas sobre o 11 de Setembro com a entrada anterior, mas a descoberta – via portal Central Comics – desta história publicada no jornal i na passada sexta-feira e rapinada no blog Almirante Fujimori, de um dos autores, o Jorge Coelho, levou-me a prolongar o tema.
Se os traços de Jorge Coelho e Ricardo Venâncio são (no mínimo) eficientes – o de Patrícia Furtado é menos espontâneo, mais estático - e as histórias bem legíveis, se a opção por diferentes tons cromáticos para distinguir as quatro sequências é bastante feliz, elas agradaram-me sobretudo, pela simplicidade com que em quatro conjuntos de quatro vinhetas Nuno Duarte conseguiu mostrar o impacto e a influência que os atentados tiveram, a forma como afectaram, de tantas formas díspares, tantas vidas de tantas pessoas, um pouco por todo o mundo.

3 comentários:

  1. Oi

    Aqui no Brasil saiu "À sombra das Torres Ausentes", de Art Spielgman (O autor de Maus), pela Cia das Letras.

    Saiu aqui como um baita dum livrão, com pranchas ao invés de papel. Muito bonito e, pelo menos aqui no Brasil, com uma das raras chances de ver quadrinhos clássicos... Sim, pois Spielgman usou estes trabalhos como inspiração para sua visão particular do 11 de setembro... E algumas destas histórias antigas foram publicadas... Pois algumas piadas e histórias ficaram com uma leitura fica mais... "ácida" diante dos acontecimentos de 11/9.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Bem-vindo às Leituras do Pedro, Brontops.

    Esse álbum do Art Spiegelman - "In the shadow of no towers" na versão original - é uma outra BD que aborda o 11 de Setembro, no caso com ums perspectiva bastante crítica.
    Os meus posts não tiveram a intenção de serem exaustivos, apenas referir algumas obras - que eu li e conheço - sobre um tema que fazia a actualidade quando os editei.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...